Quando é necessário limpar a fossa?

Categorias:

O uso de fossas é muito comum em locais onde não existe tratamento de esgoto. Embora também seja usada em lugares com tratamento de esgoto, a fossa é destinada a receber e tratar o esgoto residencial de forma que este não seja jogado em lagos, rios ou locais em aberto.

O que é uma fossa?

A fossa é composta por um tanque, sendo um recipiente impermeável e enterrado. Seu dever é reter o esgoto por tempo suficiente para permitir que os sólidos se depositem no fundo, formando um tipo de lodo, enquanto isso, outros resíduos flutuam par cima como uma espécie de espuma. As divisões impedem que o lodo e a espuma saiam do tanque e vão para a área do dreno e a água residual líquida flua para o esgoto. O campo de escoamento é uma escavação rasa e coberta. As águas residuais são despejadas por tubulações em espaços permeáveis que permitem que as águas residuais sejam filtradas pelo solo. O solo absorve, trata e dispersa as águas residuais à medida que penetra no solo, descarregando finalmente nas águas subterrâneas.

Sinais de que é hora de limpar a fossa

Um sinal que pode indicar que está no momento de fazer a limpeza de sua fossa, é a umidade no terreno superior à fossa. Isso pode indicar que está ocorrendo um transbordamento em sua fossa. O mesmo pode ocorrer em banheiros, perceba se nas proximidades do ralo não se mostram poças de d’água. Portanto, esteja atento, caso o tempo esteja seco, mas seu quintal se apresenta constantemente úmido ou com poças de água, pode estar ocorrendo transbordamento da fossa.

Análogo a este, outro indício é alterações no fluxo de água. Caso vasos sanitários, pias, etc. Apresentem diminuição no fluxo de água, pode ser que sua fossa está ficando cheia e já é hora de fazer uma limpeza.

Outro sinal importante é um odor desagradável na região da fossa, próximo de ralos ou pias novamente pode indicar que está ocorrendo transbordamento. Também é interessante prestar atenção no ritmo que as plantas estão crescendo, pois, por se tratar de compostos orgânicos, podem servir como adubo natural para plantas que estão na superfície da fossa.

Da mesma forma, se tem mais de dois anos que você não faz a limpeza da fossa, é recomendado fazê-la, mesmo que não esteja apresentando nenhum dos sinais mencionados. Fossas pequenas devem ser limpos numa frequência anual. Já fossas grandes, devem ser limpas no máximo a cada três anos, para que não ocorra transbordamentos acabe gerando problemas maiores.

Onde conseguir um serviço de limpeza de fossas?

A Higitec oferece serviço qualificado de limpeza de fossas sépticas, fossas Negras, caixas de gordura, bacias de tratamento e reservatórios diversos. Atuando a mais de cinquenta anos no mercado, nossa empresa prioriza a qualidade do atendimento, bem-estar e higiene de nossos clientes. Trabalhamos com sistema de auto vácuo. Nossos caminhões transportam resíduos líquidos, pastosos e granulados. Venha já conhecer o nosso trabalho!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em contato conosco através do Whatsapp

!

Problemas ao acessar o Whatsapp?

Se você teve algum problema com o redirecionamento, não se preocupe. Inicie o chat no Whatsapp agora mesmo clicando no botão abaixo!

(Caso tenha funcionado corretamente, favor ignorar esta mensagem).

Iniciar chat via Whatsapp

Continuar navegando
Entre em Contato
Atendimento Imediato
24 horas
Visita Gratuita
Grande São Paulo

(11) 5182-9000

Interior e Litoral de SP

0800 580 3199