O que é uma fossa séptica e como desentupir?

Categorias:

Antes de falarmos sobre como desentupir uma fossa séptica, nada melhor do que conhecermos um pouco mais a respeito, como por exemplo: como funciona, para que serve. Para quem não sabe nada a respeito, vamos começar do zero.

Fossa séptica é uma forma de tratamento de esgoto sanitário muito utilizado em zonas rurais devido à falta de tratamento de esgoto. Nestes casos, a fossa séptica tem como finalidade purificar a água que chega através dos vasos sanitários, para depois devolvê-la ao meio ambiente sem agredir o meio ambiente, algo possível devido as químicas envolvidas que atuam fisicamente nos dejetos.

Como funciona esse tratamento:

Os dejetos provenientes dos vasos sanitários são armazenados em um tanque instalado a 30 metros da residência, na maioria das instalações o tanque pode ser constituído de concreto, alvenaria ou, qualquer outro tipo de material que mantenha as condições de segurança, resistência e longevidade.

Nesses tanques, os dejetos sólidos são depositados no fundo, onde ocorre a decantação, ou seja, a decomposição da matéria sólida por bactérias anaeróbicas. Tal ação gera gases e para isso, os tanques contam com uma válvula de escape para dar vasão.

Quando o tanque enche, o líquido passa para outro tanque que conta com o processo de filtragem que é realizado através de cascalho e areia.

É deste segundo tanque que a água é reaproveitada para outros fins ou para simplesmente ser devolvido ao meio-ambiente. Outras fossas sépticas ainda contam com adição de produtos químicos para acelerar ainda mais no processo de limpeza e aumentando o campo de utilização, por exemplo, o cloro ao atuar sobre esse processo torna a água novamente potável.

Algumas observações:

Os tamanhos dos tanques variam conforme o número de pessoas na residência. Os resíduos da pia ou dos ralos não devem ser direcionados para a fossa séptica devido a utilização de produtos químicos de limpeza, geralmente esses produtos matam as bactérias que trabalham na decantação dos materiais orgânicos.

Outro fato importante que vale destacar é referente a instalação das fossas sépticas, devido à sua utilização, não é recomendável que seja instalada próxima de poços artesianos para evitar contaminação da água devido seus microrganismos infecciosos. E ao instalar uma fossa séptica subterrânea sua tampa não deve ser muito grande para evitar desabamento e sua instalação deve ser feita por profissionais para evitar danos a lençóis freáticos.

Como desentupir uma fossa séptica:

Desentupir uma fossa séptica não é tão fácil quanto um ralo ou uma pia, além dessa problemática, desentupir uma fossa séptica requer não somente conhecimento como também, muito cuidado. Não podemos esquecer que estamos lidando com um sistema que contém um número grande de bactérias e microrganismos que podem ser prejudicial à saúde, isso sem mencionar o seu sistema de funcionamento que não pode ser danificado.

Imagine se por ventura você decidir desentupir sua fossa séptica e acabar danificando alguma engrenagem? O problema pode se agravar mais ainda. Desentupir uma fossa séptica segue o mesmo conselho de se automedicar, ou seja, não faça. Nada melhor do que contratar uma empresa especializada neste tipo de serviço como a Higitec.

A Higitec conta com um longo histórico de existência e ainda conta com profissionais capacitados e preparados para lidar com qualquer tipo de entupimento. Nos casos de fossas sépticas, existe todo um cuidado, não somente com seu sistema como também com as bactérias que atuam na decomposição dos dejetos sólidos.

Por isso, caso sua fossa séptica entupiu, antes de sair pesquisando sobre o que fazer. Entre em contato com a Higitec, nossos profissionais estão preparados e todos foram treinados para todas as possíveis eventualidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em contato conosco através do Whatsapp

!

Problemas ao acessar o Whatsapp?

Se você teve algum problema com o redirecionamento, não se preocupe. Inicie o chat no Whatsapp agora mesmo clicando no botão abaixo!

(Caso tenha funcionado corretamente, favor ignorar esta mensagem).

Iniciar chat via Whatsapp

Continuar navegando
Entre em Contato
Atendimento Imediato
24 horas
Visita Gratuita
Grande São Paulo

(11) 5182-9000

Interior e Litoral de SP

0800 580 3199