Como funciona o bloqueador de ar para tubulações?

Categorias:

bloqueador-de-ar-para-tubulacoes

O Bloqueador de ar é uma parte essencial das redes de abastecimento de água. Seja uma linha de distribuição de água ou uma rede de esgoto, você pode ter certeza de encontrar uma válvula de ar lá. Então, o que são válvulas de ar? Que função as válvulas de ar desempenham na infraestrutura crítica da tubulação? Este artigo responderá a essas perguntas e fornecerá mais informações técnicas sobre válvulas de ar.

Por qual motivo o ar bloqueia tubulações?

Ar e vácuo formados em adutoras podem levar a sérios problemas operacionais e até mesmo algumas consequências sérias. E os motivos podem ser diversos. Como em dutos vazios, em que não estão em operação estão ocupados com ar, a maior parte é evacuada durante a inicialização, mas algumas bolsas de ar podem permanecer no sistema.

O fluido também pode conter ar, dependendo da temperatura e pressão, líquidos como a água podem conter ar aprisionado ou dissolvido. Durante o fluxo de fluido, ele se separa do líquido e pode ficar preso nos pontos altos do sistema. Em dutos que transportam esgoto, o resíduo líquido pode sofrer reações químicas e evoluir para gases que podem ficar presos no sistema de esgoto.

O ar também pode entrar na tubulação através de sistemas mecânicos como bombas, juntas de tubulação, válvulas, entre outros. Vazamentos ou vedações defeituosas nesses componentes podem levar à infiltração de ar no sistema de tubulação.

O que é um bloqueador ou válvula bloqueadora de ar

Para evitar a formação de ar e vácuo nos sistemas de abastecimento de água, a solução seria uma válvula de ar, um dispositivo hidromecânico especial de controle de vazão que permite a vazão medida do fluido em uma ou ambas as direções. Sua função em uma tubulação é liberar gases acumulados ou admitir ar na tubulação durante o enchimento, drenagem ou operação dos sistemas de tubulação de líquidos.

Escolher o local certo para a instalação de uma válvula de ar é muito importante. Para obter a máxima eficiência, as válvulas de ar são colocadas em locais estratégicos no percurso da tubulação. Para aeração e ventilação adequadas dos sistemas de água e esgoto, são necessárias válvulas de ar nos seguintes pontos:

  • Pontos altos do sistema com bolhas de ar presas;
  • Bolhas temporárias em pontos por tempo limitado, atrapalhando o sistema temporariamente;
  • Em seções com tubulação que contam com subidas e descidas longas;
  • Após a válvula de fechamento rápido da torneira;
  • Em dispositivos de controle para o fluxo;

Problemas que o bloqueio de ar pode causar

O ar e os vácuos formados na tubulação podem ter sérios efeitos na operação da tubulação. Algumas dessas consequências incluem:

  • Eficiência de bombeamento reduzida: o ar nas tubulações pode reduzir a eficiência do sistema de bombeamento. O ar retido nos pontos altos do sistema bloqueia o fluxo, aumentando a altura manométrica, portanto, a energia necessária para que o fluxo ocorra.
  • Corrosão da tubulação: dependendo da temperatura da tubulação, o oxigênio no ar aprisionado pode ser um poderoso agente corrosivo. O oxigênio oxida o metal gradualmente, o que leva à ferrugem, bloqueio e falha estrutural do tubo.
  • Dispositivos de medição e instrumentação com defeito: bolsas de ar e vácuos podem causar problemas nos dispositivos de medição e controle de vazão. Eles afetam a capacidade dos dispositivos de medir e controlar com precisão o fluxo.
  • Pressão de Ar: quando uma bolsa de ar presa está presente em um tubo, a pressão aumenta ao redor do bloqueio. A pressão da água girando em torno desse bloqueio envia vibrações por todo o tubo. Essa vibração, conhecida como martelo pneumático, pode danificar acessórios importantes.
  • Falha na tubulação: os vácuos podem causar falhas catastróficas nas tubulações. Se houver um vácuo substancial, o tubo pode entrar em colapso devido à diferença de pressão em ambos os lados das paredes do tubo.

Como é feito o atendimento da Higitec Desentupidora

A Higitec Desentupidora atende em toda cidade de São Paulo, com times prontos para fazer o atendimento nos principais bairros. Oferecendo um serviço de qualidade, sem cobrança de taxa de visita, além de segurança e garantia caso seja necessário, além de diversas formas de pagamento para atender você. Vale lembrar que os orçamentos são realizados sem compromisso e com extrema clareza para informar o cliente sobre todo o procedimento antes da contratação em si.

Vazamentos, desentupimentos ou mesmo dedetizações, que exigem mais urgência, também estão disponíveis todos os dias, até em finais de semana. É só realizar um chamado que nossos atendentes informam quais são os procedimentos necessários.

Gostou do artigo? Então Saiba como funciona o sistema de caça vazamento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em contato conosco através do Whatsapp

!

Problemas ao acessar o Whatsapp?

Se você teve algum problema com o redirecionamento, não se preocupe. Inicie o chat no Whatsapp agora mesmo clicando no botão abaixo!

(Caso tenha funcionado corretamente, favor ignorar esta mensagem).

Iniciar chat via Whatsapp

Continuar navegando
Entre em Contato
Atendimento Imediato
24 horas
Visita Gratuita
Grande São Paulo

(11) 5182-9000

Interior e Litoral de SP

0800 580 3199