Saiba como funciona o sistema de caça vazamento

Categorias:

Estima-se que no Brasil, 38% da água tratada seja desperdiçada, as causas são vazamentos internos e externos, falhas do hidrômetro e ligações ilegais na rede de distribuição. Com a ajuda de tecnologia estes vazamentos podem ser verificados com mais facilidade, diferente de antigamente quando o bom ouvido do encanador era a única solução.

Como a tecnologia ajuda na hora de caçar vazamentos

Os tempos definitivamente mudaram e embora a experiência humana ainda seja uma ajuda valiosa, os sistemas microeletrônicos e computadorizados agora disponíveis são mais precisos e, em alguns casos, permitem que as redes elétricas antigas e com vazamentos sejam reparadas em vez de recolocadas.

Os computadores estão desempenhando um papel cada vez maior no monitoramento e controle de vazamentos. Muitas redes de distribuição de água são agora analisadas por meio de programas e modelos matemáticos sofisticados.

A introdução de sistemas de medição distrital usando registradores de dados sofisticados controlados por microprocessador e telemetria também ajuda o engenheiro a monitorar uma rede de distribuição regularmente. Sem esses sistemas, os indivíduos precisam passar horas do lado de fora, muitas vezes à noite, quando a demanda é mais baixa, para identificar para onde está indo essa água não contabilizada.

Para evitar danos causados ​​pela água, agora há um número crescente de sistemas inteligentes de detecção de vazamento de água que empregam algoritmos e sensores complexos para alertá-lo sobre vazamentos por meio de um aplicativo de smartphone, através de Wi-Fi e desligam automaticamente a linha de abastecimento de água da sua casa.

Primeiro, o rápido avanço na tecnologia de medição de vazão expandiu a gama de medidores mecânicos convencionais e levou à introdução de equipamentos eletromagnéticos e ultrassônicos. Além disso, a captura de dados tornou-se mais sofisticada usando técnicas que vão desde simples dispositivos de leitura remota até registradores de dados programáveis ​​e telemetria.

Os registradores de dados controlados por microprocessador são programados para fazer o melhor uso da memória disponível por sua capacidade de alterar as instalações de armazenamento de dados dinamicamente. Eles são equipados com baterias de longa duração ou recarregáveis ​​para poderem armazenar dados por longos períodos.

Quando usados ​​para monitorar vazamentos, esses registradores podem ser operados continuamente. Eles podem então ser substituídos quando estiverem cheios e os dados baixados em uma instalação de armazenamento permanente.

Resumos de fluxos noturnos mínimos, demandas diárias, padrões diurnos e pressões diárias mínimas podem ser prontamente registrados. A data e hora de cada leitura também são registradas. As versões de sistemas deste tipo são operadas por bateria e possuem visores LCD de oito dígitos.

Sistema de detecção de vazamento

Outro tipo de sistema para detecção de vazamento é aquele composto por um registrador integrado de dados de pressão e vazão projetado para ser montado diretamente em medidores de água. Em um único instrumento, ele combina as funções de um índice de medidor, indicador de vazão, indicador de linha noturna, registrador de dados e estação de telemetria.

Para controle de vazamento, um esquema de telemetria precisa de monitoramento contínuo ou um sistema de inteligência distribuída, registradores de dados para download remoto. Com um sistema de monitoramento contínuo, as leituras do medidor são registradas e a localização é interrogada uma vez a cada 24 horas. Isso é feito quando as leituras de um dia são baixadas.

Uma das principais causas de vazamentos é a pressão indevidamente alta da água. Para contrariar este problema, um sistema de válvulas redutoras de pressão pode ser introduzido na rede de distribuição. Controlar a pressão dessa maneira reduz os vazamentos pela redução do fluxo e remove a tensão desnecessária em tubos e juntas. No entanto, com a chegada do controle por microprocessador e da telemetria, agora é possível variar a pressão em qualquer ponto crítico entre duas válvulas.

Sobre a Higitec

A Higitec conta com serviços de desentupimento e dedetização disponíveis 24 horas, incluindo sábados, domingos e feriados, atendendo diversas cidades da Grande São Paulo. Entre em contato com a nossa equipe de atendimento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em contato conosco através do Whatsapp

!

Problemas ao acessar o Whatsapp?

Se você teve algum problema com o redirecionamento, não se preocupe. Inicie o chat no Whatsapp agora mesmo clicando no botão abaixo!

(Caso tenha funcionado corretamente, favor ignorar esta mensagem).

Iniciar chat via Whatsapp

Continuar navegando
Entre em Contato
Atendimento Imediato
24 horas
Visita Gratuita
Grande São Paulo

(11) 5182-9000

Interior e Litoral de SP

0800 580 3199