5 curiosidades sobre a dengue

Como já é sabido, Dengue é uma doença tropical infecciosa causada por um arbovírus. Já atingiu mais de 220 mil pessoas no Brasil, acarretando inúmeras mortes.

Segundo um novo estudo da Universidade de Oxford, na Grã-Bretanha, publicado na revista Nature, a doença atinge aproximadamente 390 milhões de pessoas ao ano.

Dispomos de muita informação, atualmente, para evitar o contato com o mosquito transmissor, aderindo pequenas mudanças de hábitos.

Mas, além disso, existem algumas curiosidades em relação a doença que são muito importantes. Você sabia?

1) Existem 4 tipos de dengue

DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. A taxa de pessoas imunes ao tipo 4, ainda é pequena no Brasil. Por este motivo tem feito mais vítimas. Alguns registros apontam a possibilidade da existência do tipo 5 em alguns locais, mas nenhum trabalho científico foi publicado sobre o assunto.

Segundo o consultor de dengue da Organização Mundial da Saúde (OMS), Ivo Castelo Branco, ‘’Os 4 tipos causam os mesmos sintomas. A diferença é que, cada vez que você pega um tipo do vírus, não pode mais ser infectado por ele. Ou seja, na vida, a pessoa só pode ter dengue quatro vezes”.

2) Os mosquitos da dengue, além de voarem pouco, voam baixo

O  Aedes Aegypti chega a voar 1,5 metros de altura, no máximo. E geralmente não se distancia nem 200 metros a partir do local em que nasce (se você for picado em casa, provavelmente, o mosquito não nasceu muito longe dali).Porém, não pense que o mosquito não possa chegar a prédios altos ou atingir distâncias maiores, pois o ‘’espertinho’’ é  muito conhecido por se deslocar através de ‘’carona’’. Carros, ônibus e elevadores os conduzem, muitas vezes, para distâncias maiores. Foi desta maneira que o Aedes Aegypti chegou à América do Sul, através de barcos (navios negreiros) provenientes da África, no período colonial, junto aos escravos.

3) Significado do nome Aedes Aegypti

É importante saber que ‘’dengue’’ é o nome da doença e que o nome científico do mosquito é Aedes Aegypti. Mas o que significa esse nome, afinal?

Aedes deriva do grego e quer dizer “odioso” e Egypti deriva do latim. Sendo assim, o significado do nome científico é ‘’Odioso do Egito’’. Após atingir às Américas, o mosquito alcançou alguns países da costa oeste africana e passou a ser identificado cientificamente em 1762, quando foi chamado de Culex aegypti (mosquito egípcio).

4) Cães e gatos

Felizmente, apesar de o mosquito atingir seres humanos e outros animais, o vírus não se manifesta em cães e gatos. Portanto, caso o seu animal de estimação seja picado, fique despreocupado.

5) Larvas conseguem sobreviver por até três meses sem contato com a água

A fêmea pode botar cerca de 150 a 200 ovos de uma única vez. Além de esvaziar, é preciso limpar muito bem os recipientes, os esfregando com bucha, água e sabão já que as larvas conseguem sobreviver por até três meses sem, necessariamente, estarem em contato com a água.

A dengue tem feito inúmeras vítimas ao redor de todo o mundo. Não seja mais uma. Informe-se e previna-se!

 

Deixe um comentário para: 5 curiosidades sobre a dengue

2 comentários
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em contato conosco através do Whatsapp

!

Problemas ao acessar o Whatsapp?

Se você teve algum problema com o redirecionamento, não se preocupe. Inicie o chat no Whatsapp agora mesmo clicando no botão abaixo!

(Caso tenha funcionado corretamente, favor ignorar esta mensagem).

Iniciar chat via Whatsapp

Continuar navegando
Entre em Contato
Atendimento Imediato
24 horas
Visita Gratuita
Grande São Paulo

(11) 5182-9000

Interior e Litoral de SP

0800 580 3199