Video Inspeção: um jeito rápido e eficaz de visualizar a situação real dos seus encanamentos

Categorias:

video-inspecao

De um dia para o outro seu encanamento parou de funcionar e você não faz ideia do que pode estar ocorrendo, pode ser uma situação frustrante não ter como encontrar o problema dentro da tubulação que atravessa as paredes do estabelecimento. A inspeção de tubos por vídeo é uma ferramenta de localização que serve como uma maneira eficiente de encontrar vazamentos, rachaduras e bloqueios.

Em vez de cavar todo o comprimento de um cano para encontrar e corrigir o problema, câmeras de vídeo de fibra ótica são usadas para inspecionar o interior do tubo ou da linha de esgoto. Essas câmeras especiais são uma ferramenta realmente valiosa para a localização de serviços subterrâneos, pois podem identificar danos ou bloqueios, mesmo dentro do cimento ou sob a fundação. A inspeção de tubulação por vídeo pode atingir as linhas dentro de uma casa e se estender até a interseção de uma linha de esgoto da rede de abastecimento de sua cidade.

O que é a vídeo inspeção e como ela funciona?

O método de inspecionar seus encanamentos usando uma câmera de alta definição especialmente feita à prova d’água afixada no topo de uma haste flexível é uma inspeção de tubo de vídeo. A câmera é alimentada por uma conexão através do sistema de esgoto ou tubulação enquanto as imagens de vídeo são transmitidas ao técnico em tempo real. A pedido do proprietário, a inspeção pode ser gravada e armazenada em um arquivo de vídeo para posterior revisão.

A câmera é durável e à prova d’água para que possa ser usada até nos trabalhos mais difíceis. Na extremidade da haste de inspeção há uma luz de led que permite ver ao longo do interior do tubo. Além disso, a haste do escopo é capaz de dobrar e manobrar em curvas e cantos para alcançar qualquer área problemática.

Técnicos acima do solo usam um monitor para assistir ao vídeo ao vivo enquanto a câmera percorre o comprimento do tubo. O técnico é capaz de inspecionar as condições das tubulações, ver exatamente qual é o problema ou até mesmo localizar possíveis problemas futuros. As imagens de vídeo são coletadas e armazenadas como um arquivo MP4 no local; isso pode ser fornecido como um registro para o proprietário.

A ferramenta de inspeção de tubos de vídeo também é equipada com um transmissor. Isso permite que os técnicos localizem esse ponto acima do solo e o marquem, uma vez identificado o ponto, os técnicos de localização da Higitec, podem aconselhá-lo melhor sobre como o problema deve ser corrigido.

Tipos de problemas que necessitam da inspeção em vídeo

Existem vários fatores que podem contribuir para problemas em seu sistema de encanamentos, drenagem e esgoto, como intrusão de raízes, tubulação desalinhada, colapso da tubulação, objetos estranhos na tubulação, uma “barriga” na linha ou corrosão. Como os tubos estão localizados atrás das paredes, sob o piso ou no subsolo, determinar a localização exata e a causa de um problema persistente pode ser uma adivinhação sem o auxílio de uma inspeção de vídeo.

A obtenção de uma inspeção em vídeo desses canos ocultos antes de um investimento em uma nova casa permite garantir que a linha de esgoto esteja livre de defeitos ou problemas que possam ser caros, confusos e estressantes.

Uma inspeção de tubulação de vídeo é uma ferramenta de diagnóstico muito útil para serviços de localização subterrânea. Além de ser utilizada para encontrar buracos, vazamentos e obstruções, uma inspeção por vídeo pode efetivamente:

  • Identificar o acúmulo de graxa e obstruções;
  • Encontrar pontos de quebra, corrosão ou furos;
  • Determinar o grau e profundidade das tubulações de utilidade e esgoto;
  • Identificar laterais, abóbadas, pontos de desalinhamento e terminação;
  • Localizar as laterais sanitárias e pluviais não detectáveis;
  • Verificar se as condições atuais estão de acordo com os regulamentos;
  • Detectar possíveis pontos fracos ou problemas futuros.
  • Usar após os serviços de limpeza ou reparo para garantir que o trabalho seja executado corretamente.

Além de todas estas vantagens e usos, essa tecnologia elimina a adivinhação e a necessidade de cavar cegamente, por isso é a ferramenta preferida para encontrar problemas desconhecidos ou linhas indetectáveis.

Quando os métodos tradicionais de localização de serviços públicos e escavação a vácuo não conseguirem alcançar a área problemática, a inspeção de tubulação por vídeo é a melhor solução.

Vantagens em utilizar sistemas de vídeo inspeção

Se você ainda não está convencido de que a inspeção de tubulação por vídeo é o melhor curso de ação para localizar um problema de tubulação subterrânea, aqui está uma rápida olhada nas vantagens. Com ela é menos caro do que aplicar a escavação exploratória tradicional e a mão de obra ou o tempo são reduzidos para a reparação.

As intervenções de reparação são mais baratas e menos intrusivas, uma vantagem em situações de emergência que podem ser resolvidas mais rapidamente e com menos dor de cabeça. É possível planejar melhor conhecendo a localização, causa e tamanho do reparo.
E alguns problemas podem ser evitados de forma prévia, assim como a necessidade de manutenção ou limpeza das tubulações. E por último, mas talvez com mais importância, o vazamento pode ser evitado antes que se torne perigoso e difícil de consertar.
Como é feito o atendimento da Higitec Desentupidora

A Higitec Desentupidora atende em toda cidade de São Paulo, com times prontos para fazer o atendimento nos principais bairros. Oferecendo um serviço de qualidade, como o de vídeo inspeção, sem cobrança de taxa de visita, além de segurança e garantia caso seja necessário.

Vale lembrar que os orçamentos são realizados sem compromisso e com extrema clareza para informar o cliente sobre todo o procedimento antes da contratação em si.

Vazamentos, desentupimentos ou mesmo dedetizações, que exigem mais urgência, também estão disponíveis todos os dias, até em finais de semana. É só realizar um chamado que nossos atendentes informam quais são os procedimentos necessários.

Confira também nosso artigo sobre: Como eliminar o mau cheiro nos ralos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em Contato
Central de Atendimento
24 horas
São Paulo

(11) 5182-9000

Demais Localidades

0800 580 3199