SAIBA COMO LIDAR COM ENCANAMENTOS VELHOS OU ENFERRUJADOS

Categorias:

O PVC é o material mais utilizado na fabricação de tubulações hoje em dia. Ele possui excelente vida útil (superior a 50 anos) e grande resistência, por isso tem aparecido em um número cada vez maior de casas. Seu único problema é não aguentar altas temperaturas; recomenda-se que ela transporte líquido de no máximo 20º graus.

Para o transporte de água quente, o cobre e o PPR é o material predileto; eles resistem bem a temperaturas altas e não enferrujam.

Esses materiais, contudo, são relativamente recentes; nas edificações antigas, que possuem mais de 30 anos, a tubulação costuma ser feita de ferro, um material que encontra-se aposentado pela indústria nos dias de hoje, mas que ainda assim aparece em uma série de casas e, consequentemente, necessita de cuidados até hoje.

 

QUAIS OS MALES DOS ENCANAMENTOS DE FERRO?

As tubulações de ferro deixaram de ser usadas pela indústria por apresentar certos problemas, tal qual:

 

  • Com o tempo e a passagem d’água, as paredes da tubulação vão se espessando e deteriorando, até que elas ficam tão espessas que o fluxo é prejudicado;
  • A corrosão pode fazer com que a tubulação não apenas rompa, mas até libere parte do ferro na água, tornando-a imprópria para consumo;

 

COMO LIDAR COM ENCANAMENTOS ANTIGOS?

O ideal é substituir esse tipo de encanamento quando possível.

Muitas pessoas, contudo, adiam essa troca porque a mesma pode ser trabalhosa.

Nesses casos, o ideal é realizar manutenção frequente para garantir que a tubulação deteriore o mínimo possível. Quanto a isso, aliás, é importante ressaltar que a manutenção desse tipo de tubulação precisa ser feita com muito cuidado e atenção; por ser mais antiga, ela pode estar fragilizada em algum ponto, de forma que alguém inexperiente pode acabar fazendo com que a tubulação estrague durante o processo.

 

DE QUANTO EM QUANTO TEMPO FAZER VISTORIAS?

Alguns arquitetos e empreiteiros sugerem que o estado geral da tubulação deve ser avaliado a cada 5 ou 7 anos. No caso de tubulações mais antigas, contudo, é interessante fazer avaliações com mais frequências, para garantir que nada tenha quebrado e/ou estragado.

 

PRECISA DE AJUDA? CONTE CONOSCO!

Conforme visto, tubulações mais antigas exigem certo cuidado para serem limpas ou revisadas, sendo importante contratar um prestador de serviço devidamente qualificado para realizar esse serviço.

Para tanto, conte com o auxílio da Higitec, uma empresa que trabalha 24 horas por dia, 7 dias por semana para garantir a segurança, comodidade e conforto de todos os seus parceiros e clientes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em contato conosco através do Whatsapp

!

Problemas ao acessar o Whatsapp?

Se você teve algum problema com o redirecionamento, não se preocupe. Inicie o chat no Whatsapp agora mesmo clicando no botão abaixo!

(Caso tenha funcionado corretamente, favor ignorar esta mensagem).

Iniciar chat via Whatsapp

Continuar navegando
Entre em Contato
Atendimento Imediato
24 horas
Visita Gratuita
Grande São Paulo

(11) 5182-9000

Interior e Litoral de SP

0800 580 3199