Sabesp usa indução de chuvas no Sistema Cantareira

Categorias:

Sabesp usará indução de chuvas no Sistema CantareiraO Sistema Cantareira, que é um dos maiores sistemas de captação e tratamento de água do mundo, administrado pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP) continua perdendo volume de água, devido a falta de chuvas, no estado.

De acordo com a Companhia, o nível do Sistema chegou a alarmantes 19,4%, no último dia 11 de fevereiro, terça-feira, menor índice da história, o que vai forçar a Sabesp a optar pelo bombardeamento de nuvens e indução de chuvas, orçados em R$ 4,47 milhões.

O contrato que a Companhia firmou com a empresa Modclima Pesquisa e Desenvolvimento Ltda. foi selado em janeiro desse ano, com duração até dezembro de 2015, o que pode ser sinal de uma preocupação da Sabesp com o tempo de duração da estiagem no Sistema Cantareira.

Essa tecnologia de indução permite a aceleração da precipitação de chuvas, através de um processo nomeado por semeadura de nuvens, quando um avião sobrevoa as nuvens, soltando gotículas de água na base delas, com o intuito de acelerar e induzir o princípio de chuvas.

Segundo a Sabesp, a ModClima já havia feito, até a última sexta, cinco voos pela bacia hidrográfica das represas que compõem o Sistema Cantareira, sem, contudo, conseguir resultados suficientes para a elevação dos níveis de água do manancial, apesar de duas precipitações terem sido registradas, fruto da operação.

Deixe um comentário para: Sabesp usa indução de chuvas no Sistema Cantareira

2 comentários
  1. Adiantaria cavar poços artesianos nas margens dos reservatórios do Sistema Cantareira, de modo que a água encontrada fosse bombeada para alimentar o próprio sistema?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em contato conosco através do Whatsapp

!

Problemas ao acessar o Whatsapp?

Se você teve algum problema com o redirecionamento, não se preocupe. Inicie o chat no Whatsapp agora mesmo clicando no botão abaixo!

(Caso tenha funcionado corretamente, favor ignorar esta mensagem).

Iniciar chat via Whatsapp

Continuar navegando
Entre em Contato
Atendimento Imediato
24 horas
Visita Gratuita
Grande São Paulo

(11) 5182-9000

Interior e Litoral de SP

0800 580 3199