Qual é a função de uma caixa de gordura?

Qual é a função de uma caixa de gordura?
Você já parou para pensar para onde vai toda gordura e sujeira que escoa através dos ralos da pia, chuveiro, máquina de lavar, entre outros? Há a possibilidade de tudo isso estar indo, literalmente, ralo abaixo, prejudicando o esgoto e a tubulação da residência. Veja como funcionam as caixas de gordura que impedem que isso aconteça.

Apesar de não obrigatórias, as caixas de gordura são responsáveis pelo acúmulo de toda essa sujeira que escoa, impedindo que chegue até o esgoto. Segundo a norma NBR 8160 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), a caixa de gordura, (geralmente fabricada de PVC) deve ser instalada do lado de fora das residências, em locais ventilados e de fácil acesso, sendo que, nos condomínios, apenas uma caixa é responsável por acumular a gordura de todos os apartamentos. A caixa deve ser muito bem vedada para evitar que insetos e ratos entrem.

Basicamente, toda a gordura da pia e da máquina de lavar louça desce junto com a água para o equipamento, que a retém na forma de blocos e garante que somente a água seja destinada à rede de esgoto. A cada três meses, as caixas instaladas em apartamentos devem ser limpas.

A limpeza pode ser feita por algum morador ou por uma empresa especializada. É necessário apenas retirar os blocos de gordura, colocá-los em sacos plásticos e dispensá-los no lixo orgânico. Há ainda a possibilidade de comprar bactérias biológicas, vendidas na forma de farelo, que digerem a gordura e também limpam o equipamento.

Já ouviu falar da caixa de gordura? Essa nova tecnologia vem chamando atenção à aqueles que buscam por soluções sustentáveis e modernas para sua casa.

Toda a gordura e sujeira que escoa através dos ralos da pia, chuveiro e máquina de lavar prejudicam o esgoto e a tubulação da residência, os entupindo ou os danificando seriamente.O objetivo do uso das caixas de gordura é exatamente impedir que isso aconteça, veja como:

A instalação da máquina faz com que toda a gordura e sujeira que descem pelo ralo junto a água se retenha em forma de blocos, permitindo que apenas a água seja destinada à rede de esgoto.

Instalação e manutenção

Conforme exigência da norma NBR 8160 da ABNT, a instalação deve ser feita do lado externo da residência. A manutenção da caixa de gordura não deve ser adiada,pois, ao se atingir o limite da capacidade do equipamento, haverá risco de entupimento dos canos, resultando em escoamento lento da água, cheiro desagradável e até mesmo o aparecimento de pragas como ratos e baratas.

As caixas precisam ser limpas a cada três meses. Para isso, basta apenas retirar os blocos de gordura, colocá-los em sacos plásticos e jogá-los no lixo orgânico. A limpeza é simples e pode ser feita por qualquer um, mas, para garantia de maior eficiência, há empresas especializadas no serviço.

A Desentupidora Higitec, empresa especializada em limpeza de encanamento, oferece há 50 anos serviços emergenciais 24 horas por dia para desentupir qualquer tipo de encanamento. Sempre atenta às novas tendências e tecnologias, a empresa tem disponíveis profissionais especializados em limpeza das novas máquinas de gordura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em Contato
Central de Atendimento
24 horas
São Paulo

(11)5171-9500

Demais Localidades

0800 580 3199