Principais mitos relacionados ao desentupimento e como proceder da maneira correta?

Categorias:

Se você realizar uma rápida pesquisa no Google ou em qualquer outro mecanismo de busca correlato, encontrará incontáveis artigos ensinando formas “alternativas” e “caseiras” de desobstruir encanamentos.
Isso ocorre porque existe uma quantidade considerável de mitos e até mesmo desinformação rondando esse assunto, o que faz com que muitas pessoas tenham receio de contratar um profissional e tentem solucionar o problema por conta própria.
Muitos desses métodos, no entanto, são não só ineficientes, mas também perigosos, colocando tanto o encanamento como a saúde daqueles que estão tentando fazer a desobstrução em risco.
Com isso em mente, preparamos um breve texto no qual falaremos um pouco sobre os principais mitos que cercam esse assunto.

Para desentupir é preciso quebrar

Mito!
Hoje em dia já existem técnicas que são capazes de lidar até mesmo com as obstruções mais complexas e graves sem causar qualquer tipo de dano ao encanamento ou ao ambiente em si.

Soluções caseiras são eficientes para desobstruir o encanamento

Na maior parte das vezes isso é um mito.
Explica-se: alguns tipos de misturar até podem auxiliar na limpeza do encanamento, porém elas dificilmente são capazes de resolver o problema, em especial quando estamos falando de algum tipo de obstrução mais complexa.
Por isso, todas essas receitas milagrosas para desobstrução, como por exemplo a combinação de bicarbonato, vinagre e limão com água quente, devem ser vistas com ceticismo e até cautela — algumas dessas combinações são não apenas ineficientes, mas também perigosas, colocando em risco tanto o encanamento como a pessoa em si.
E antes que nos perguntem, não, a Coca-Cola não é capaz de desobstruir o seu encanamento.

Posso usar ácido para desobstruir o encanamento

Essa é outra falácia perigosa.
Muitas pessoas, quando se deparam com um cano entupido, automaticamente pensam no ácido, afinal de contas o mesmo é um produto extremamente forte, que é literalmente capaz de corroer objetos.
No caso de uma obstrução em um encanamento, no entanto, o ácido não é necessariamente a melhor opção.
Primeiro porque mexer com ácido é perigoso; além de haver o risco de que essa substância entre em contato com a pele, a maior parte dos ácidos libera um vapor tóxico que pode causar queimaduras e até cegueira.
Fora isso, em muitos casos o ácido é forte demais para o encanamento, de forma que o mesmo acaba corroendo não apenas a obstrução, mas o encanamento em si, o que acaba resultando em um problema infinitamente maior — nesse caso será preciso quebradeira.
Se você quiser tentar algum produto para desobstrução, invista em produtos específicos; no mercado existem alguns líquidos específicos para essa finalidade.

Qual a forma correta de desobstruir um encanamento?

Em caso de obstrução, não hesite e também não invente; chame uma desentupidora especializada para realizar o serviço, como a Higitec, por exemplo.
É mais fácil, barato e rápido do que você imagina — isso sem falar que é muito mais seguro, seja para você como para seu encanamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em contato conosco através do Whatsapp

!

Problemas ao acessar o Whatsapp?

Se você teve algum problema com o redirecionamento, não se preocupe. Inicie o chat no Whatsapp agora mesmo clicando no botão abaixo!

(Caso tenha funcionado corretamente, favor ignorar esta mensagem).

Iniciar chat via Whatsapp

Continuar navegando
Entre em Contato
Atendimento Imediato
24 horas
Visita Gratuita
Grande São Paulo

(11) 5182-9000

Interior e Litoral de SP

0800 580 3199