Principais mitos relacionados ao desentupimento e como proceder da maneira correta?

Categorias:

Se você realizar uma rápida pesquisa no Google ou em qualquer outro mecanismo de busca correlato, encontrará incontáveis artigos ensinando formas “alternativas” e “caseiras” de desobstruir encanamentos.
Isso ocorre porque existe uma quantidade considerável de mitos e até mesmo desinformação rondando esse assunto, o que faz com que muitas pessoas tenham receio de contratar um profissional e tentem solucionar o problema por conta própria.
Muitos desses métodos, no entanto, são não só ineficientes, mas também perigosos, colocando tanto o encanamento como a saúde daqueles que estão tentando fazer a desobstrução em risco.
Com isso em mente, preparamos um breve texto no qual falaremos um pouco sobre os principais mitos que cercam esse assunto.

Para desentupir é preciso quebrar

Mito!
Hoje em dia já existem técnicas que são capazes de lidar até mesmo com as obstruções mais complexas e graves sem causar qualquer tipo de dano ao encanamento ou ao ambiente em si.

Soluções caseiras são eficientes para desobstruir o encanamento

Na maior parte das vezes isso é um mito.
Explica-se: alguns tipos de misturar até podem auxiliar na limpeza do encanamento, porém elas dificilmente são capazes de resolver o problema, em especial quando estamos falando de algum tipo de obstrução mais complexa.
Por isso, todas essas receitas milagrosas para desobstrução, como por exemplo a combinação de bicarbonato, vinagre e limão com água quente, devem ser vistas com ceticismo e até cautela — algumas dessas combinações são não apenas ineficientes, mas também perigosas, colocando em risco tanto o encanamento como a pessoa em si.
E antes que nos perguntem, não, a Coca-Cola não é capaz de desobstruir o seu encanamento.

Posso usar ácido para desobstruir o encanamento

Essa é outra falácia perigosa.
Muitas pessoas, quando se deparam com um cano entupido, automaticamente pensam no ácido, afinal de contas o mesmo é um produto extremamente forte, que é literalmente capaz de corroer objetos.
No caso de uma obstrução em um encanamento, no entanto, o ácido não é necessariamente a melhor opção.
Primeiro porque mexer com ácido é perigoso; além de haver o risco de que essa substância entre em contato com a pele, a maior parte dos ácidos libera um vapor tóxico que pode causar queimaduras e até cegueira.
Fora isso, em muitos casos o ácido é forte demais para o encanamento, de forma que o mesmo acaba corroendo não apenas a obstrução, mas o encanamento em si, o que acaba resultando em um problema infinitamente maior — nesse caso será preciso quebradeira.
Se você quiser tentar algum produto para desobstrução, invista em produtos específicos; no mercado existem alguns líquidos específicos para essa finalidade.

Qual a forma correta de desobstruir um encanamento?

Em caso de obstrução, não hesite e também não invente; chame uma desentupidora especializada para realizar o serviço, como a Higitec, por exemplo.
É mais fácil, barato e rápido do que você imagina — isso sem falar que é muito mais seguro, seja para você como para seu encanamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em Contato
Central de Atendimento
24 horas
São Paulo

(11) 5182-9000

Demais Localidades

0800 580 3199