Prevenção contra Zika vírus

Atualmente é um dos assuntos mais discutidos na roda de amigos e mais temidos pelas mulheres: Zika vírus. Esse parente da dengue e da febre amarela, pode causar grandes males, além de um dos mais temidos, a microcefalia, para quem não sabe é uma doença que impede o crescimento e desenvolvimento do cérebro do bebê e, por isso, é o grande terror das mulheres grávidas.

Prova desse grande alvoroço que esse novo vírus tem causado é o desaparecimento de produtos que o repelem. Não é um repelente comum, mas um desenvolvido exclusivamente para impedir a picada do mosquito. Algumas drogarias chegaram a fazer listas de compras para seus clientes, enquanto outros, compravam pela internet.

Sobre a transmissão do vírus

O vírus é transportado pelo Aedes que serve como vetor. Ele não sofre nada com o vírus inoculado em seu interior, ele é apenas um transportador. Quando o Aedes pica sua vitima, ele libera o vírus na corrente sanguínea e ai acontece à infecção. Vale lembrar que, somente a fêmea do mosquito transmite a doença.

Quais os sintomas do Zika?

Apesar de tão falado e temido, esse vírus ainda está sendo alvo de estudos mais aprofundados, portanto, tudo que se sabe a respeito de seus sintomas, se limita ao que foi observado em hospitais. Alguns sintomas: erupções cutâneas, dores musculares ou nas articulações, conjuntivite e febre baixa.

Os pacientes que apresentarem febre baixa e erupções cutâneas seguidos de mais algum sintoma, provavelmente podem estar infectados com o vírus, por isso, a necessidade de observar e tomar cuidado com tais possibilidades. Também é preciso de atenção pelo fato de ainda causar problemas neurológicos.

Microcefalia

Um dos grandes males que chamou a atenção para o Zika Vírus é a possibilidade de microcefalia entre os bebês de mães infectadas. Algo que chamou muita atenção depois do surto que se concentrou na região nordeste do país, colocando o país inteiro em prontidão contra o combate ao vírus.

O vírus favorece o desenvolvimento da microcefalia, que resulta em uma má formação do diâmetro do crânio da criança podendo ainda gerar problemas cognitivos. Esse surto deixou muitas grávidas preocupadas, ainda mais nos primeiros três meses de gestação, período mais propicio para resultar na microcefalia.

Como dito acima, atualmente as pesquisas sobre o vírus caminham na medida do possível, mas os cientistas tentam descobrir a relação do vírus com a microcefalia e ainda estudam uma vacina para deixar as mães mais tranquilas, afinal de contas, por causa do surto, muitas, com medo da microcefalia cogitaram até mesmo abortar.

Tratamentos:

Pouco se sabe a respeito do vírus em si, infelizmente, estudos ainda estão sendo desenvolvidos e por isso, os cuidados para os pacientes infectados se limitam ao tratamento sintomático. E é extremamente aconselhável que em caso de febre, um médico seja consultado. Os pacientes infectados precisam ser isolados e protegidos por um mosquiteiro e ainda ficar em lugares fechados.

Faça a sua parte:

Alguns dias atrás até mesmo a presidente do Brasil se manifestou pedindo ajuda da população para travar uma luta com esse surto do vírus. Portanto é de extrema importância que cada membro da sociedade faça a sua parte. E, não é nada complicado, pelo contrário, é bem simples perto de todo incomodo que a doença pode causar.

Esvazie os potes de água periodicamente, não de mês em mês, mas com mais frequência para não possibilitar o desenvolvimento do vírus, mantenha tanques cobertos, caixas d’água ou qualquer outro recipiente que possa conter água da chuva, água parada é a melhor incubadora de zika. O uso de repelentes também é aconselhável, porém, como todo medicamento é necessário consultar um médico.

Agora, caso não tenha tempo para limpar sua caixa d’água ou dedetizar a sua residência, nada melhor do que contratar uma empresa especializada nesse tipo de serviço, como a Higitec que já possui não apenas nome no mercado, como também, fama pelo seu profissionalismo e ótimo trabalho. Com os serviços da empresa sua caixa d’água ficará longe da possibilidade de ser um foco do vírus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em contato conosco através do Whatsapp

!

Problemas ao acessar o Whatsapp?

Se você teve algum problema com o redirecionamento, não se preocupe. Inicie o chat no Whatsapp agora mesmo clicando no botão abaixo!

(Caso tenha funcionado corretamente, favor ignorar esta mensagem).

Iniciar chat via Whatsapp

Continuar navegando
Entre em Contato
Atendimento Imediato
24 horas
Visita Gratuita
Grande São Paulo

(11) 5182-9000

Interior e Litoral de SP

0800 580 3199