Foi-se o tempo em que era “aceitável” descartar esgoto de qualquer forma — não nos entenda mal; isso nunca foi correto. Porém, durante muitas décadas a população e o governo não deram a devida atenção para essa questão.
Não à toa, uma larga parcela dos rios e lençóis freáticos do país está insalubre.
Hoje, contudo, a situação é diferente; o descarte adequado de esgotonão é apenas requerido por lei, mas também bem-visto por boa parte da sociedade.
Sendo assim, tratar o esgoto de sua empresa deixou de ser uma questão de obediência jurídica, mas também de posicionamento estratégico.
Não acredita? Então confira o texto que preparamos sobre o assunto e entenda de que forma uma atitude “simples” como essa pode beneficiar sua empresa.
É UMA QUESTÃO JURÍDICA
Comecemos pelo básico: o descarte adequado de esgoto é necessário a medida que essa é a única forma de estar em conformidade com as leis vigentes do país.
Tanto o decreto 8468/76 como a resolução 430/2011 deixam claro que existe uma forma correta de se descartar esses resíduos; o decreto estabelece que é proibido lançar ou liberar qualquer tipo de poluente nas águas, solo ou ar (como poluente subentende-se qualquer forma de matéria ou energia que possa ser prejudicial ao meio-ambiente e/ou à população); já a resolução define os parâmetros para o lançamento no corpo receptor.
Descumprir o decreto ou a resolução pode levar a multa ou outros tipos de autuação por parte dos órgãos responsáveis.
TRATA-SE DE UMA ÓTIMA OPORTUNIDADE DE BRANDING
Se a questão jurídica não é suficiente para lhe convencer, considere então tratar o esgoto de sua empresa por questões estratégicas.
Sem dúvida, hoje em dia é do conhecimento da maior parte dos administradores e profissionais de marketing que a população prefere se relacionar com empresas que demonstram algum tipo de consciência ambiental.
Isso faz parte da nova era do marketing, na qual as pessoas buscam marcas com as quais elas são capazes de desenvolver um relacionamento mais profundo e significativo, indo além da mera aquisição de um produto ou serviço.
Assim, pode-se dizer que descartar esgoto corretamente pode vir a ser uma vantagem estratégica a partir do momento que você utiliza essa informação como ferramenta de comunicação.
Dessa forma, se você quer adequar sua marca para o século XXI, considere tratar o seu esgoto e divulgue isso com orgulho e satisfação para que seus consumidores e clientes em potencial saibam que a sua empresa tem consciência ambiental e social.
QUAL A MELHOR FORMA DE FAZER ESSE TRATAMENTO?
A melhor forma de tratar o esgoto de sua empresa é terceirizando esse serviço.
Nesse momento, conte com o apoio da Higitec, uma empresa com ampla tradição não apenas no tratamento de esgoto, mas também em uma série de outros serviços, tal qual desentupimento, caça vazamentos, dedetização e afins.