PONHA FIM À DÚVIDA SOBRE O CONSUMO DE ÁGUA EM SUA RESIDÊNCIA

Categorias:

Se você mora em um condomínio, seja ele de casas ou apartamentos, é altamente provável que esteja habituado a participar do rateio mensal da conta de água.

Contudo, por mais que essa seja uma situação corriqueira, quando você para e reflete a respeito dessa questão, percebe que ela está longe de ser ideal; pense bem: lhe parece justo que uma residência com duas pessoas pague o mesmo que uma de cinco em consumo de água todo mês?

Por conta disso, um número cada vez maior de pessoas tem buscado o serviço de individualização de hidrômetro.

Não sabe o que é isso? Não se desespere! Continue lendo o texto que nós, da Higitec, preparamos e veja o que é esse serviço e por que vale a pena investir nele.

SERVIÇO DE INDIVIDUALIZAÇÃO DE HIDRÔMETRO: O QUE É ISSO?

O nome desse serviço pode até parecer complicado, mas o seu significado não é.

Individualização de hidrômetro é, basicamente, o processo por meio do qual se possibilita que a leitura do consumo de água em um condomínio seja feita de forma individualizada; em outras palavras, você pagará apenas pela água que foi consumida em sua residência e não mais por uma porcentagem do volume total.

QUAIS AS VANTAGENS DA MEDIÇÃO INDIVIDUALIZADA

Muitas. Algumas das mais relevantes são:

CONTA MAIS JUSTA: a vantagem mais óbvia e buscada é uma conta mensal mais justa e fidedigna ao consumo da residência; em um condomínio, é natural que exista diversidade na configuração de lotes; por isso, não é justo que uma residência com 1 ou 2 pessoas pague o mesmo que uma com mais moradores, haja vista que é altamente provável que o consumo na primeira seja consideravelmente menor que o da segunda. Logo, o ideal é medir o consumo de tais residências de forma isolada;

AUMENTO DA CONSCIENTIZAÇÃO: quando você sabe exatamente o quanto está consumindo, fica mais fácil se controlar e agir com prudência. Por isso, condomínios que trabalham com medição individualizada costumam ter moradores mais conscientes, que consomem água com mais prudência;

ECONOMIA: se você sabe exatamente o quanto consome mensalmente, é mais fácil ajustar seus hábitos e, com isso, economizar.

FACILIDADE DE MANUTENÇÃO: saber o quanto cada apartamento consome é bom não apenas por questões de custo, mas também de manutenção. Sem dúvida, se você consegue observar quanto o apartamento consome de forma isolada, é muito mais fácil detectar possíveis anomalias localizadas, como por exemplo vazamentos, o que torna a manutenção do condomínio mais simples.

COMO É FEITA A INDIVIDUALIZAÇÃO?

A individualização costuma ser feita com a instalação de um medidor na entrada de água de cada residência; se estamos falando de um apartamento, por exemplo, o medidor será instalado no(s) cano(s) que transporta água até aquela unidade.

Vale ressaltar, contudo, que apesar de essa ser a forma mais comum, antes de se realizar a individualização é preciso fazer um estudo da estrutura do local para verificar qual é a forma mais eficiente de fazê-la; uma empresa especializada costuma realizar tal verificação antes de proceder para a individualização.

INDIVIDUALIZANDO O CONSUMO EM MINHA RESIDÊNCIA

Individualizar o hidrômetro é, sem sombra de dúvidas, algo vantajoso.

Para que você possa tirar real proveito disso, no entanto, é preciso que esse serviço seja feito por uma empresa experiente, que esteja habituada a realizar esse tipo de tarefa; caso contrário, ao invés de vantagens você terá mais problemas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em Contato
Central de Atendimento
24 horas
São Paulo

(11) 5171-9500

Demais Localidades

(11) 5171-9500