Para ANA e Sabesp, nível do cantareira diverge

Categorias:

Para ANA e Sabesp, nível do cantareira divergeResponsáveis pela medição e divulgação dos níveis diários do Sistema Cantareira, a Companhia de Saneamento Básico de São Paulo (Sabesp) e o comitê anticrise, liderado pela ANA, Agência Nacional de Águas, divergiram sobre os números do sistema, na medição divulgada, na última segunda-feira (19).

Para a Sabesp, o Cantareira se encontrava com 26,3 de toda sua capacidade, enquanto, na medição da ANA, o nível do sistema se elevava pouco acima dos 22%, mais exatamente, com 22,2% de sua capacidade.

A explicação para essa lacuna de mais de 4% se dá, supostamente, por uma diferença nas bases estabelecidas, para os cálculos, das duas empresas.

Enquanto a Sabesp, para calcular o volume do Cantareira, leva em consideração a mesma capacidade total que o Sistema possuí, desde sua inauguração (que seria de 982 bilhões de litros), a ANA calcula o nível atual, com base em uma estimativa de capacidade que leva em consideração o quanto o Sistema comporta quando munido pelos 182,5 bilhões de litros de água do volume morto que, há duas semanas, passaram a ser captados, para lá.

Essa escolha por métodos distintos levou, ao que tudo indica, à diferença nos números, do último dia 19.

A crise de abastecimento de água continua atingindo a região da Grande São Paulo. Nem a forte chuva que caiu sobre a cidade e arredores, no último domingo, conseguiu aliviar a situação, uma vez que não chegou à divisa com Minas Gerais, onde se encontram os rios que abastecem o Sistema.

Para remediar essa situação, além da utilização da água do volume morto, o Governo Paulista já adotou medidas, como oferecer bônus de 30%, para aqueles que economizarem, até, 20% de água, ou estabelecer multas, para os que excederem o limite de costume. Além disso, muitos moradores, principalmente, da Zona Norte da capital, afirmam que ficam sem água, durante a noite, e, alguns, durante o dia. Apesar das alegações, o Governo nega que esteja adotando tais práticas, assim como nega, por enquanto, o risco de racionamento.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em contato conosco através do Whatsapp

!

Problemas ao acessar o Whatsapp?

Se você teve algum problema com o redirecionamento, não se preocupe. Inicie o chat no Whatsapp agora mesmo clicando no botão abaixo!

(Caso tenha funcionado corretamente, favor ignorar esta mensagem).

Iniciar chat via Whatsapp

Continuar navegando
Entre em Contato
Atendimento Imediato
24 horas
Visita Gratuita
Grande São Paulo

(11) 5182-9000

Interior e Litoral de SP

0800 580 3199