ÓLEO E GORDURA: CONHEÇA OS GRANDES VILÕES DO ENCANAMENTO

Categorias:

A maior parte das residências irá sofrer, em algum momento, com a obstrução de parte de seus encanamentos.

Se a obstrução ocorre no banheiro, é provável que o grande culpado seja o acúmulo de cabelo; ele caína pia, vai para o ralo e aos poucos se acumula dentro do encanamento, até bloquear por completo a passagem da água.

Já na cozinha, os vilões costumam ser outros: óleo e gordura.

COMO ELES OBSTRUEM O ENCANAMENTO?

Muitas pessoas simplesmente não conseguem entender como o óleo e a gordura são capazes de bloquear um cano; em suas cabeças, é inconcebível que um líquido seja capaz de obstruir um encanamento.

O que elas não pensam, contudo, é que tais elementos são verdadeiramente líquidos apenas quando estão quentes; quando eles esfriam, eles espessam e endurecem; na melhor das hipóteses, se tornam pastosos.

Sendo assim, é natural que conforme o descarte desses itens ocorra com regularidade, parte deles vá se solidificando e se depositando nas dobras do encanamento; com o tempo, esse depósito se torna grande o suficiente para bloquear a passagem da água.

COMO POSSO EVITAR ESSE PROBLEMA?

Existem algumas formas de remediar esse problema. São elas:

  • Nunca jogue óleo ou gordura diretamente na pia; separe esses alimentos e descarte os mesmos corretamente;
  • Retire o excesso de alimento dos pratos antes de lavá-lo; por menor que seja o resquício de comida, com o tempo ele pode se juntar a outros e causar uma obstrução em seu encanamento;
  • Procure jogar 1 litro de água fervente no encanamento pelo menos 1 vez a cada semana para garantir que ele esteja sempre limpo.

COMO DESOBSTRUIR O ENCANAMENTO?

Se o seu encanamento já está obstruído, é provável que você vá precisar de auxílio profissional para lidar com o problema; o entupimento causado por óleo ou gordura é um dos piores e mais difíceis de se resolver.

Ainda assim, se quiser tentar algumas soluções caseiras, vá em frente. Abaixo listamos algumas medidas que as vezes podem solucionar o problema:

  • Deixe a pia e o cano secar por algumas horas. Após isso, jogue detergente diretamente no cano e deixe agir por alguns minutos. Na sequência, jogue água fervente; talvez isso ajude a resolver o problema (pelo menos em parte);
  • Jogue bicarbonato dentro do cano e na sequência água quente e deixe agir por alguns minutos. Após algum tempo, jogue mais água no cano — para potencializar o efeito, ferva suco de limão ao invés de água quente.

Se o entupimento não for tão grave, é provável que um desses métodos resolva.

Em situações mais complexas, contudo, esses métodos não darão conta do recado; nesse caso, você precisará chamar um prestador especializado nesse tipo de serviço, tal qual a Higitec, que há décadas vem trabalhando com esse e outros serviços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em contato conosco através do Whatsapp

!

Problemas ao acessar o Whatsapp?

Se você teve algum problema com o redirecionamento, não se preocupe. Inicie o chat no Whatsapp agora mesmo clicando no botão abaixo!

(Caso tenha funcionado corretamente, favor ignorar esta mensagem).

Iniciar chat via Whatsapp

Continuar navegando
Entre em Contato
Atendimento Imediato
24 horas
Visita Gratuita
Grande São Paulo

(11) 5182-9000

Interior e Litoral de SP

0800 580 3199