ÓLEO E GORDURA: CONHEÇA OS GRANDES VILÕES DO ENCANAMENTO

Categorias:

A maior parte das residências irá sofrer, em algum momento, com a obstrução de parte de seus encanamentos.

Se a obstrução ocorre no banheiro, é provável que o grande culpado seja o acúmulo de cabelo; ele caína pia, vai para o ralo e aos poucos se acumula dentro do encanamento, até bloquear por completo a passagem da água.

Já na cozinha, os vilões costumam ser outros: óleo e gordura.

COMO ELES OBSTRUEM O ENCANAMENTO?

Muitas pessoas simplesmente não conseguem entender como o óleo e a gordura são capazes de bloquear um cano; em suas cabeças, é inconcebível que um líquido seja capaz de obstruir um encanamento.

O que elas não pensam, contudo, é que tais elementos são verdadeiramente líquidos apenas quando estão quentes; quando eles esfriam, eles espessam e endurecem; na melhor das hipóteses, se tornam pastosos.

Sendo assim, é natural que conforme o descarte desses itens ocorra com regularidade, parte deles vá se solidificando e se depositando nas dobras do encanamento; com o tempo, esse depósito se torna grande o suficiente para bloquear a passagem da água.

COMO POSSO EVITAR ESSE PROBLEMA?

Existem algumas formas de remediar esse problema. São elas:

  • Nunca jogue óleo ou gordura diretamente na pia; separe esses alimentos e descarte os mesmos corretamente;
  • Retire o excesso de alimento dos pratos antes de lavá-lo; por menor que seja o resquício de comida, com o tempo ele pode se juntar a outros e causar uma obstrução em seu encanamento;
  • Procure jogar 1 litro de água fervente no encanamento pelo menos 1 vez a cada semana para garantir que ele esteja sempre limpo.

COMO DESOBSTRUIR O ENCANAMENTO?

Se o seu encanamento já está obstruído, é provável que você vá precisar de auxílio profissional para lidar com o problema; o entupimento causado por óleo ou gordura é um dos piores e mais difíceis de se resolver.

Ainda assim, se quiser tentar algumas soluções caseiras, vá em frente. Abaixo listamos algumas medidas que as vezes podem solucionar o problema:

  • Deixe a pia e o cano secar por algumas horas. Após isso, jogue detergente diretamente no cano e deixe agir por alguns minutos. Na sequência, jogue água fervente; talvez isso ajude a resolver o problema (pelo menos em parte);
  • Jogue bicarbonato dentro do cano e na sequência água quente e deixe agir por alguns minutos. Após algum tempo, jogue mais água no cano — para potencializar o efeito, ferva suco de limão ao invés de água quente.

Se o entupimento não for tão grave, é provável que um desses métodos resolva.

Em situações mais complexas, contudo, esses métodos não darão conta do recado; nesse caso, você precisará chamar um prestador especializado nesse tipo de serviço, tal qual a Higitec, que há décadas vem trabalhando com esse e outros serviços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em Contato
Central de Atendimento
24 horas
São Paulo

(11)5171-9500

Demais Localidades

0800 580 3199