Óleo de cozinha: o que fazer com o óleo que sobra quando fazemos uma fritura?

Categorias:

Azeites, óleos, banhas e outros ácidos graxos não se dissolvem e nem se misturam à água, formando uma camada densa na superfície que impede as trocas gasosas e a oxigenação, tornando-se um problema para rios, lagos e aqüíferos.

As gorduras também interferem de maneira negativa no tratamento de esgotos, uma vez que se tratam de substâncias de difícil degradação, causando também problemas no sistema de coleta, pois se acumulam nas tubulações de esgotos, provocando entupimentos, odores desagradáveis e todo tipo de transtorno para desobstruí-las.

Nas residências, a melhor alternativa de destino é acondicionar o óleo saturado (azeites, banhas) em recipientes e dispor junto ao lixo úmido recolhido pela Companhia de Melhoramentos da Capital – COMCAP.

Para os restaurantes e outros estabelecimentos alimentícios uma boa alternativa é entrar em contato com empresas coletoras de óleo. A Associação Comercial e Industrial de Florianópolis-ACIF mantém o Programa de Reciclagem de Óleo de Cozinha. Maiores informações pelo telefone 48 3224-3627 ou no site http://www.acif.org.br.

Colabore com a preservação ambiental e com a manutenção dos sistemas de coleta e tratamento de esgotos dando destino adequado ao óleo de cozinha após seu uso.

Fonte: SAE – Sistema de Água e Esgotos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em contato conosco através do Whatsapp

!

Problemas ao acessar o Whatsapp?

Se você teve algum problema com o redirecionamento, não se preocupe. Inicie o chat no Whatsapp agora mesmo clicando no botão abaixo!

(Caso tenha funcionado corretamente, favor ignorar esta mensagem).

Iniciar chat via Whatsapp

Continuar navegando
Entre em Contato
Atendimento Imediato
24 horas
Visita Gratuita
Grande São Paulo

(11) 5182-9000

Interior e Litoral de SP

0800 580 3199