O terror das donas de casa

Categorias:

O terror das donas de casaAs pragas urbanas são aqueles pequenos animais e insetos indesejáveis que podem causar algum dano à saúde do homem, e um dos principais e mais comuns entre eles é a barata. Esses insetos que variam de cor, tamanho e espécie, aterrorizam a vida de muitas donas de casa, devido a sua versatilidade de habitação e seu alto nível reprodutivo (podem pôr de 16 a 48 ovos, de uma só vez). Das 5000 espécies existentes, as mais populares são a barata-germânica, que é aquela pequenininha, amarronzada e achatada, que pode se enfiar em qualquer fresta, e a barata-americana, a famosa cascuda voadora.

Independente da espécie, é sabido que essas pragas são atraídas por nós mesmos, devido a negligência ou falta de hábitos higiênicos, que transformam o local em que vivemos em verdadeiros focos de sujeira, que é o que essas criaturinhas adoram. Sem contar as possibilidades de proteção e reprodução que a própria casa proporciona com suas frestas, cavidades, pequenos alojamentos e rachaduras. A falta de organização, que resulta em caixas de papelão e tranqueiras amontoadas e/ou espalhadas, também favorece a proliferação das baratas.

Mas qual o problema de acomodar esses seres insignificantes dentro de casa? Por serem animais pequenos, as baratas transitam por todos os lugares possíveis, inclusive esgotos e o lixo, retendo partículas de sujeira não só nas patas, mas, também, nas asas e antenas, e, por isso, são consideradas vetores biológicos de micro-organismos patológicos, tais como bactérias, fungos e parasitas.

Não é muito difícil manter esses insetos indesejáveis fora de casa ou, pelo menos, reduzir suas chances de sobrevivência. É imprescindível que hábitos higiênicos, tanto pessoais, quanto em relação à casa, sejam inseridos e mantidos, de maneira a evitar focos de gordura, principalmente na cozinha, e restos de alimentos nas mesas e no chão. É preciso se atentar, também, a um bom manejo de lixo e resíduos. Outro ponto importante são os ralos e vão das portas. Para resolver estes problemas basta usar ralos com tampa dupla, daqueles que você pode abrir e fechar, de acordo com o uso, e colocar lâminas de borrachas sob os vãos das portas, tendo o cuidado para mantê-los rentes ao chão.

A chegada do verão trás consigo a eclosão de baratas e outros insetos devido a maior facilidade da sua reprodução, que se dá pelo aumento do seu metabolismo, e a necessidade de se manterem aquecidas, exclusivamente, pela temperatura ambiente. Portanto, é nessa época do ano que os cuidados devem ser redobrados para se evitar uma infestação indesejável dessas pragas e aproveitar a estação tranquilamente.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em contato conosco através do Whatsapp

!

Problemas ao acessar o Whatsapp?

Se você teve algum problema com o redirecionamento, não se preocupe. Inicie o chat no Whatsapp agora mesmo clicando no botão abaixo!

(Caso tenha funcionado corretamente, favor ignorar esta mensagem).

Iniciar chat via Whatsapp

Continuar navegando
Entre em Contato
Atendimento Imediato
24 horas
Visita Gratuita
Grande São Paulo

(11) 5182-9000

Interior e Litoral de SP

0800 580 3199