O que é um sistema de drenagem?

Categorias:

O que é um sistema de drenagem?
O planeta terra pode ser visto como sendo um ser vivo, que possui uma série de ciclos e processos complexos, que combinam-se e criam as condições necessárias para que haja vida. Se levantarmos todos esses processos e tentarmos analisar qual deles tem maior relevância, as chances de que hajam opiniões divergentes é enorme, haja vista que esses processos são interdependentes, porém sem sombra de dúvidas a importância do ciclo da água seria unânime, com o mesmo aparecendo sempre entre os mais relevantes.

Isso ocorre porque a água é um elemento fundamental para que haja vida – não é a toa que em nosso processo de exploração espacial a primeira coisa que procuramos para indicar a presença de outras formas de vida é a presença de uma fonte de água.

Nossa relação com esse elemento, no entanto, é ambígua; ao mesmo tempo que valorizamos a água e reconhecemos nossa dependência dela para o funcionamento de nossa atmosfera e de nosso corpo, vivenciamos diversos tipos de problemas com a mesma, com esse elemento sendo responsável por causar males como chuvas torrenciais, maremotos, tsunamis, dentre outros.

Por conta disso, o ser humano vem, há muito tempo, procurando formas de melhor controlar esse elemento, descobrindo maneiras de usufruir dos benefícios desse elemento minimizando os seus males. Uma das formas mais interessantes que a humanidade encontrou de fazer isso são os sistemas de drenagem, que são um tipo de estrutura não necessariamente nova, mas que hoje fazem mais sentido do que nunca por conta da crise de abastecimento que muitas cidades vivem hoje.

O QUE É ESSE SISTEMA?

Sistema de drenagem é o nome que se dá a uma série de estruturas que são instalados em um determinado local com o intuito de reter, tratar e transpor águas pluviais (que nada mais são que as águas da chuva). Tais sistemas podem ser públicos, na forma de bocas de lobo e sarjetas, por exemplo, podem ser instalados em residências, como casas e apartamentos, ou mesmo em edifícios comerciais, como fábricas e lojas, podendo ter uma estrutura simples, que concentra apenas o básico, ou complexa, que é capaz de coletar, tratar e distribuir a água para diversos pontos distintos.

COMO FUNCIONA ESSE SISTEMA?

Conforme já mencionado, um sistema de drenagem pode ser simples, oferecendo apenas uma forma de escoar a água, como uma bacia de amortecimento, por exemplo, ou complexo, sendo capaz de transportar a água da chuva a locais específicos, no qual ela será tratada e depois armazenada e/ou reutilizada.

A escolha do melhor tipo de sistema irá depender das suas necessidades, porém uma recomendação que costuma se dar para quem está criando um sistema de drenagem para uso pessoal é desenvolver alguma espécie de depósito para armazenar a água coletada e reutilizá-la posteriormente. O acréscimo de um elemento como esse não apenas torna a edificação sustentável, mas também ajuda a economizar consideravelmente com a conta de água à longo prazo.

O SISTEMA É À PROVA DE FALHAS?

Se você está pensando em instalar ou mesmo se já instalou um sistema de drenagem em sua residência, não se engane: pode ser que você ainda venha a ter alguns problemas com excesso de água. Isso ocorre porque a maior parte dos sistemas feitos pelo homem está sujeito à falhas, podendo quebrar e vazar por conta de rachaduras nos canos decorrentes do processo de assentamento natural do solo de sua edificação, obstruções ocasionadas por objetos estranhos ou outros fatores.

Nessa hora, no entanto, não se desespere. Basta entrar em contato com a Higitec que nós resolvemos o problema. Somos uma empresa com mais de 50 anos de experiência, que é líder de mercado e concentra alguns dos principais profissionais quando o assunto é caçar vazamentos, seja em sistemas de drenagens ou em outros tipos de encanamento!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em contato conosco através do Whatsapp

!

Problemas ao acessar o Whatsapp?

Se você teve algum problema com o redirecionamento, não se preocupe. Inicie o chat no Whatsapp agora mesmo clicando no botão abaixo!

(Caso tenha funcionado corretamente, favor ignorar esta mensagem).

Iniciar chat via Whatsapp

Continuar navegando
Entre em Contato
Atendimento Imediato
24 horas
Visita Gratuita
Grande São Paulo

(11) 5182-9000

Interior e Litoral de SP

0800 580 3199