Nível do Alto Tietê cai após estabilidade de cinco dias

Categorias:

A falta de chuvas nos reservatórios já começa a mostrar suas primeiras consequências. Os níveis dos sistemas Guarapiranga, Alto Tietê e Alto de Cotia registraram queda no balanço divulgado nesta quarta-feira (29) pela Sabesp.

O principal sistema de abastecimento da região metropolitana de São Paulo, o Cantareira, opera em 15,5% de sua capacidade há nove dias. Entre todos, o único reservatório que teve seu armazenamento ampliado foi o de Rio Claro, com um avanço de 0,2%.

5,3 milhões de pessoas na zona norte e partes da leste, oeste, central e sul da capital paulista são abastecidas pelo Cantareira, número que era de 9 milhões antes da crise hídrica. A diferença é atendida atualmente por outros sistemas.

O quadro de escassez levou o governo a antecipar obras previstas somente para 2035, cuja prioridade é a construção de adutoras que levem água às áreas atendidas pelo Cantareira, que é hoje o maior sistema da Grande São Paulo, e está em situação crítica desde 2014.

O percentual que é utilizado agora é calculado com base na quantidade de água registrada no dia e a capacidade total do reservatório (1,3 trilhão de litros), que inclui o volume útil e as duas cotas do volume morto, captadas a partir do uso de bombas. Anteriormente o índice considerava o volume morto apenas na quantidade disponível, sem relação com a capacidade total. Sem essa cota, o sistema tem capacidade de 1 trilhão de litros.

Fonte: UOL

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em contato conosco através do Whatsapp

!

Problemas ao acessar o Whatsapp?

Se você teve algum problema com o redirecionamento, não se preocupe. Inicie o chat no Whatsapp agora mesmo clicando no botão abaixo!

(Caso tenha funcionado corretamente, favor ignorar esta mensagem).

Iniciar chat via Whatsapp

Continuar navegando
Entre em Contato
Atendimento Imediato
24 horas
Visita Gratuita
Grande São Paulo

(11) 5182-9000

Interior e Litoral de SP

0800 580 3199