Lixo na rede de esgotos causa entupimentos e enchentes

Categorias:

Lixo nas redes de esgoto

Toda rede de esgoto, seja onde for, é construída para suportar até 99% de material líquido e, apenas, 1% de qualquer material sólido. Isso evidencia que as tubulações instaladas em casas, escritórios, apartamentos e etc., devem, somente, receber a água que, eventualmente, já foi utilizada na pia da cozinha, do banheiro, no chuveiro, tanques ou no vaso sanitário. Mas, como todos nós bem sabemos, não é isso que acontece, usualmente.

Com o acúmulo de resíduos, jogados, indevidamente, por esses canais, acima expostos, aumenta, consideravelmente, a chance de ocorrerem entupimentos, tanto na tubulação de quem despejou os resíduos, quanto no esgoto da rua, como um todo. E não é novidade para ninguém que entupimentos na rede de esgoto são, sem sombra de dúvidas, um transtorno, dos grandes, para a população, sendo que números apontam que, em algumas cidades, mais de 20% dos serviços de desentupimento de esgotos realizados são reincidentes, ou seja, que ocorreram mais de uma vez no mesmo lugar. O que prova que só a muito custo essa lição será aprendida. Quando for…

Outro grande problema, notado durante o desentupimento de esgotos é a enorme quantidade de gordura que se forma ao redor da tubulação, fruto do despejo incorreto do óleo de cozinha, no ralo da pia, que obstrui a passagem da água pelos canos. Talheres, escovas de dente, garrafas plásticas, restos de alimentos, absorventes, estopas, fraldas e uma quantidade quase que infinita de objetos, dos mais variados, também são encontrados perdidos, principalmente, pelos esgotos entupidos, das grandes, mas também, das pequenas cidades.

Residências que se encontram na parte mais baixa da rua podem sofrer com esgotos entupidos, uma vez que estes tendem a retornar pelo ralo ou pelas pias, quando ficam saturados.

Por ser dimensionado para receber apenas os esgotos, outro cenário também pode afetar o funcionamento das redes: A interligação com a água das chuvas. Algumas pessoas têm por hábito improvisarem a ligação residencial da água de chuva, interligando-a junto à rede de esgoto, que, por sua vez, possui um diâmetro menor e não apropriado para receber um volume tão grande de água. Em períodos de fortes ou contínuas chuvas, o volume de água pode aumentar tanto que a rede de esgoto não será capaz de suportar todo esse volume, forçando o retorno para as residências. Essa água da chuva não é considerada como esgoto, portanto, deve ser direcionada para as galerias pluviais, conhecidas como “bocas de lobo”, que podem comportá-las, adequadamente.

Deixe um comentário para: Lixo na rede de esgotos causa entupimentos e enchentes

1 comentários
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em contato conosco através do Whatsapp

!

Problemas ao acessar o Whatsapp?

Se você teve algum problema com o redirecionamento, não se preocupe. Inicie o chat no Whatsapp agora mesmo clicando no botão abaixo!

(Caso tenha funcionado corretamente, favor ignorar esta mensagem).

Iniciar chat via Whatsapp

Continuar navegando
Entre em Contato
Atendimento Imediato
24 horas
Visita Gratuita
Grande São Paulo

(11) 5182-9000

Interior e Litoral de SP

0800 580 3199