LIMPEZA DA CAIXA D’ÁGUA: QUANDO E POR QUE FAZER?

A caixa d’água é seguramente uma das estruturas mais importantes da edificação.

Pense bem: você usa a água que está armazenada ali para praticamente tudo: lavar as mãos, tomar banho, cozinhar e até beber.

Ainda assim, muitas pessoas não dão a devida atenção àela. Em muitos casos, a caixa é instalada no momento da construção ou de uma reforma e depois esquecida, ali, sem receber qualquer tipo de manutenção.

Isso, no entanto, é algo imprudente e perigoso; deixar a caixa d’água sem manutenção por longos períodos de tempo pode trazer uma série de riscos à saúde, tal qual:

  • Cólera;
  • Diarréia;
  • Esquistossomose;
  • Febre tifoide;
  • Hepatite A
  • Leptospirose;

COM QUE FREQUÊNCIA DEVO FAZER A LIMPEZA?

Não existe regra quanto a periodicidade com a qual a caixa d’água deve ser limpa; cada profissional trabalha de um jeito.

Contudo, as concessionárias de água e a vigilância sanitária recomendam que isso seja realizado a cada 6 meses.

COMO FAZER A LIMPEZA?

Muitas pessoas acham que são capazes de fazer essa limpeza por conta própria.

Na maior parte dos casos, contudo, isso trás mais problemas do que soluções; é bastante comum a pessoa tentar limpar e acabar danificando a caixa d’água, espalhando ainda mais a sujeira ou até mesmo deixando de vedá-la corretamente, o que é um convite para que as bactérias entrem.

Sendo assim, nossa recomendação é a de que você procure sempre uma empresa especializada para realizar esse tipo de serviço, tal qual a Higitec, que atua nesse mercado há décadas, sendo especialista não apenas nisso, mas também em uma série de outros tipos de serviço.

DICA IMPORTANTE

É recomendável que a limpeza seja feita em dias nos quais você não tem compromisso, haja vista que pode ser que haja uma breve interrupção no fornecimento de água enquanto o processo é realizado.

Fora isso, tenha em mente que nem sempre a limpeza é suficiente; se a sua caixa está velha ou danificada, é interessante considerar a troca da mesma, haja vista que em certos casos ela deixa de fechar adequadamente e assim por diante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em Contato
Central de Atendimento
24 horas
São Paulo

(11) 5171-9500

Demais Localidades

0800 580 3199