Entenda como mudanças de temperatura podem causar danos à tubulação e quando é necessário buscar ajuda profissional

Categorias:

A maior parte das pessoas está tão acostumada a abrir o registro de sua torneira e ter acesso a água encanada que elas se esquecem da complexa estrutura que é necessária para que elas tenham acesso a essa facilidade.
E quando dizemos que essa estrutura é complexa, acredite, não estamos exagerando; ela é realmente intrincada e peculiar, sendo composta de uma série de partes distintas, cada qual com suas particularidades.
Por esse motivo, é imprescindível atentar-se a todo e qualquer detalhe que possa, eventualmente, vir a impactar a mesma.
Um desses fatores são as variações bruscas de temperatura.

De que forma a temperatura impacta o encanamento?

O calor faz com que certos materiais dilatam e se expandam; o frio, por outro lado, faz com que esses mesmos materiais contraiam e até enrijeçam.
Dessa forma, quando expomos esses materiais a variações de temperaturas, estamos provocando nos mesmos movimentos de dilatação e/ou contração; se essas mudanças forem bruscas, essa alternância entre dilatação e contração também será brusca, sendo justamente nessa súbita mudança que reside o perigo; alternâncias repentinas entre esses dois estados podem gerar rachaduras e/ou outros tipos de danos estruturais.
Alguns tipos de cano, como aqueles feitos de PVC, por exemplo, estão sujeitos a sofrer com os efeitos dessas alternâncias bruscas de temperatura — não à toa, os canos que são feitos para transportar água quente ou até mesmo aqueles que são instalados em locais muito frios, são feitos de cobre ou outro material mais resistente que o PVC — se a água transportada estiver muito quente, ela poderia derreter o PVC; se ela congelar dentro do cano, ela poderá expandir e danificar um cano de PVC, o que levaria a um vazamento quando ela se liquefizesse novamente.
Por esse motivo, é muito importante escolher o tipo de cano adequado para cada finalidade, além de ser imprescindível estudar as características estruturais do cano que será colocado no local para entender qual é a sua resistência à variações de temperatura — se você mora em uma cidade como São Paulo, por exemplo, nas quais as temperaturas despencam as vezes 15 graus em um mesmo dia, isso é essencial.

Quando deve procurar ajuda?

Na maior parte dos casos os sinais de que seu encanamento está danificado são bastante claros; você verá alguma mancha na parede ou no teto, notará um aumento expressivo na sua conta de água ou até mesmo uma certa perda de pressão ou arejamento da água — quando ela fica com pequenas bolinhas de ar, ou engasgando.
Se você presenciar qualquer um desses fenômenos, não perca tempo; contate uma empresa especializada em caçar vazamentos o quanto antes, haja vista que nos casos em que existe um vazamento, tempo é imprescindível; quanto mais você demorar para sanar o problema, mais grave serão os danos.
Para tanto, conte com o apoio da Higitec, uma empresa que atua há anos nesse ramo, trabalhando 24 horas por dia, 7 dias por semana para ajudar seus clientes a deixar a estrutura de suas edificações sempre no melhor estado possível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em Contato
Central de Atendimento
24 horas
São Paulo

(11) 5182-9000

Demais Localidades

0800 580 3199