Entenda como mudanças de temperatura podem causar danos à tubulação e quando é necessário buscar ajuda profissional

Categorias:

A maior parte das pessoas está tão acostumada a abrir o registro de sua torneira e ter acesso a água encanada que elas se esquecem da complexa estrutura que é necessária para que elas tenham acesso a essa facilidade.
E quando dizemos que essa estrutura é complexa, acredite, não estamos exagerando; ela é realmente intrincada e peculiar, sendo composta de uma série de partes distintas, cada qual com suas particularidades.
Por esse motivo, é imprescindível atentar-se a todo e qualquer detalhe que possa, eventualmente, vir a impactar a mesma.
Um desses fatores são as variações bruscas de temperatura.

De que forma a temperatura impacta o encanamento?

O calor faz com que certos materiais dilatam e se expandam; o frio, por outro lado, faz com que esses mesmos materiais contraiam e até enrijeçam.
Dessa forma, quando expomos esses materiais a variações de temperaturas, estamos provocando nos mesmos movimentos de dilatação e/ou contração; se essas mudanças forem bruscas, essa alternância entre dilatação e contração também será brusca, sendo justamente nessa súbita mudança que reside o perigo; alternâncias repentinas entre esses dois estados podem gerar rachaduras e/ou outros tipos de danos estruturais.
Alguns tipos de cano, como aqueles feitos de PVC, por exemplo, estão sujeitos a sofrer com os efeitos dessas alternâncias bruscas de temperatura — não à toa, os canos que são feitos para transportar água quente ou até mesmo aqueles que são instalados em locais muito frios, são feitos de cobre ou outro material mais resistente que o PVC — se a água transportada estiver muito quente, ela poderia derreter o PVC; se ela congelar dentro do cano, ela poderá expandir e danificar um cano de PVC, o que levaria a um vazamento quando ela se liquefizesse novamente.
Por esse motivo, é muito importante escolher o tipo de cano adequado para cada finalidade, além de ser imprescindível estudar as características estruturais do cano que será colocado no local para entender qual é a sua resistência à variações de temperatura — se você mora em uma cidade como São Paulo, por exemplo, nas quais as temperaturas despencam as vezes 15 graus em um mesmo dia, isso é essencial.

Quando deve procurar ajuda?

Na maior parte dos casos os sinais de que seu encanamento está danificado são bastante claros; você verá alguma mancha na parede ou no teto, notará um aumento expressivo na sua conta de água ou até mesmo uma certa perda de pressão ou arejamento da água — quando ela fica com pequenas bolinhas de ar, ou engasgando.
Se você presenciar qualquer um desses fenômenos, não perca tempo; contate uma empresa especializada em caçar vazamentos o quanto antes, haja vista que nos casos em que existe um vazamento, tempo é imprescindível; quanto mais você demorar para sanar o problema, mais grave serão os danos.
Para tanto, conte com o apoio da Higitec, uma empresa que atua há anos nesse ramo, trabalhando 24 horas por dia, 7 dias por semana para ajudar seus clientes a deixar a estrutura de suas edificações sempre no melhor estado possível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em contato conosco através do Whatsapp

!

Problemas ao acessar o Whatsapp?

Se você teve algum problema com o redirecionamento, não se preocupe. Inicie o chat no Whatsapp agora mesmo clicando no botão abaixo!

(Caso tenha funcionado corretamente, favor ignorar esta mensagem).

Iniciar chat via Whatsapp

Continuar navegando
Entre em Contato
Atendimento Imediato
24 horas
Visita Gratuita
Grande São Paulo

(11) 5182-9000

Interior e Litoral de SP

0800 580 3199