Danos e perdas causadas por tubulação antiga da Sabesp

Categorias:

Limpe sua caixa d'água, adequadamenteGrandes causadores de contratempos e aborrecimentos cotidianos, os vazamentos já são bem conhecidos e estabelecidos nas residências familiares, de toda a cidade de São Paulo. Além de causar prejuízo financeiro, acarreta, também, em um desperdício significativo do volume de água. Mas este problema não atinge, somente, o encanamento das moradias, e, infelizmente, acaba se tornando um problema público.

Cerca de metade do serviço de distribuição de água, na região central da cidade, é, severamente, comprometido pelo envelhecimento da tubulação da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Mais de 30 anos uso acometem 51% do sistema de abastecimento, que atende bairros como Perdizes, Tatuapé, Sé e Moema. No centro, existem tubulações construídas na década de 1930.

Essa condição acaba sendo responsável por vazamentos, entre a estação de tratamento e a casa dos consumidores. Calcula-se que, em 2013, a quantidade de água perdida, nesse trajeto, chegou a 950 bilhões de litros, o que corresponde a 31,2% de toda a produção e é, praticamente, o equivalente ao volume que o Sistema Cantareira comporta (que chega a 981 bilhões de litros).

Especialistas afirmam que tubulações com mais de 30 anos de uso, são feitas, em sua maioria, de ferro fundido. Tal material, pela ação da água, sofre uma reação de cristalização, e isso obstrui os tubos, reduzindo seu diâmetro e, consequentemente, comprometendo o escoamento. Para que a potência de distribuição não seja diminuída, há um aumento da pressão da água, e isso aumenta a perda nas juntas e conexões. Para piorar, quatro em cada dez vazamentos de água, na rede, são invisíveis e indetectáveis, pois constituem em rachaduras, resultantes do desgaste de tubulação aterrada, onde água não emerge à superfície, nem sequer faz barulho.

A Sabesp justifica o a lentidão de resolução do problema com a dificuldade de obter licenças para a liberação de obras, tanto de manutenção, quanto de substituição das tubulações, provenientes de órgãos municipais, como o CET e Convias, e isso adia qualquer ação corretiva.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em contato conosco através do Whatsapp

!

Problemas ao acessar o Whatsapp?

Se você teve algum problema com o redirecionamento, não se preocupe. Inicie o chat no Whatsapp agora mesmo clicando no botão abaixo!

(Caso tenha funcionado corretamente, favor ignorar esta mensagem).

Iniciar chat via Whatsapp

Continuar navegando
Entre em Contato
Atendimento Imediato
24 horas
Visita Gratuita
Grande São Paulo

(11) 5182-9000

Interior e Litoral de SP

0800 580 3199