CONHEÇA A NR-33 E SUA IMPORTÂNCIA

Categorias:

Quem acompanha o nosso blog com regularidade já sabe que ocasionalmente falamos de alguma “Norma Regulamentadora” por aqui.

No texto de hoje, iremos falar sobre a “Norma Regulamentadora Nº 33”, mais comumente conhecida como “NR-33”, e algumas de suas principais particularidades.

 

A QUE SE REFERE A NR-33?

 

O Ministério do Trabalho expediu a NR-33 com o objetivo de zelar pela segurança dos trabalhadores que precisam realizar atividades em espaços confinados.

Por espaço confinado, entende-se qualquer área ou local não projetado para ocupação humana contínua, no qual há meios limitados de entrada e saída, quantidade limitada de oxigênio e ventilação precária.

O QUE ESTABELECE ESSA NORMA?

 

Confira abaixo alguns dos principais pontos da NR-33:

 

  • Obrigatoriedade de uma “Permissão de Entrada de Trabalho” (PET) sempre que cabível, ou seja, um documento discriminado todas as medidas de controle necessárias para a realização de um determinado trabalho, inclusive com informações de urgência, emergência e salvamento;
  • A área na qual será trabalhado deve ser claramente isolada e sinalizada;
  • Espaços confinados nos quais há baixa ventilação devem contar com equipamentos de ventilação e resgate; o primeiro para melhorar o bem-estar e a produtividade do trabalhador; o segundo para garantir que hajam medidas de contingência prontas em caso de problema;
  • Certos locais confinados tem baixa quantidade de oxigênio. Por isso, recomenda-se que os funcionários que irão trabalhar nesse tipo de ambiente disponham de medidores de oxigênio para monitorar o seu nível ao trabalhar. Fora isso, eles devem ter também equipamentos que os ajudem a identificar e eventualmente combater gases e vapores tóxicos.

 

QUAIS TIPOS DE TRABALHO PRECISAM SE ATENTAR A NR-33?

 

Há uma série de atividades corriqueiras que dependem da NR-33 para serem desempenhadas de forma segura:

 

  • Manutenção de caixas d’água e cisternas;
  • Instalação e/ou manutenção de estruturas de fundação, tal qual as tubulações;
  • Trabalho em galerias subterrâneas, redes de esgoto, poços e afins.

 

Por fim, gostaríamos de ressaltar que na Higitec todos os nossos funcionários são treinados não apenas para atender muito bem aos clientes, mas também para trabalhar com a máxima segurança possível, seguindo todas as normas pertinentes a realização de suas funções.

Por isso, se precisa de ajuda com algum serviço de desentupimento, dedetização, reparo hidráulico ou afins, seja ele em espaço confinado ou não, conte conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em contato conosco através do Whatsapp

!

Problemas ao acessar o Whatsapp?

Se você teve algum problema com o redirecionamento, não se preocupe. Inicie o chat no Whatsapp agora mesmo clicando no botão abaixo!

(Caso tenha funcionado corretamente, favor ignorar esta mensagem).

Iniciar chat via Whatsapp

Continuar navegando
Entre em Contato
Atendimento Imediato
24 horas
Visita Gratuita
Grande São Paulo

(11) 5182-9000

Interior e Litoral de SP

0800 580 3199