Como surgiu o Zika Virus?

Categorias:

O vírus Zika tem sido uma das grandes preocupações no Brasil e já está presente em quase todos os estados.

Identificado pela primeira vez em 1947, na África durante estudos sobre febre amarela realizados em um macaco. Em 2014, foi identificado o primeiro caso das Américas na Ilha de Páscoa, território pertencente ao Chile.

O Zika é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, mas existem estudos ainda não concluídos que apontam a transmissão do vírus também através do Aedes albopictus (um parente próximo do Aedes aegypti que costuma ficar em áreas com mais vegetação) e os mosquitos Culex (conhecidos como pernilongos).

Inicialmente, os sintomas do Zika podem ser confundidos com os da gripe. São semelhantes aos da dengue, porém o vírus é mais fraco. Então é importante ir ao médico constatar se há ou não a presença do vírus desde o início dos sintomas. Não há um tratamento específico para o vírus Zika, são usados medicamentos para dor e anti-histamínicos em casos mais elevados.

Além dos mosquitos, o vírus também pode ser passado através de transmissão ocupacional em laboratório de pesquisa, perinatal e sexual, além da possibilidade de transmissão transfusional. O vírus Zika tem tido uma repercussão maior que o vírus da Dengue e chikungunya por sua relação com casos Microcefalia. Segundo estudiosos o risco de uma epidemia no Brasil ainda é alto e recomenda-se esperar um pouco para engravidar, evitando assim complicações maiores, outra maneira de evitar a contração do vírus é fazer a dedetização da casa, a Higitec é uma ótima opção para esse serviço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em contato conosco através do Whatsapp

!

Problemas ao acessar o Whatsapp?

Se você teve algum problema com o redirecionamento, não se preocupe. Inicie o chat no Whatsapp agora mesmo clicando no botão abaixo!

(Caso tenha funcionado corretamente, favor ignorar esta mensagem).

Iniciar chat via Whatsapp

Continuar navegando
Entre em Contato
Atendimento Imediato
24 horas
Visita Gratuita
Grande São Paulo

(11) 5182-9000

Interior e Litoral de SP

0800 580 3199