Como surgiu o Zika Virus?

Categorias:

O vírus Zika tem sido uma das grandes preocupações no Brasil e já está presente em quase todos os estados.

Identificado pela primeira vez em 1947, na África durante estudos sobre febre amarela realizados em um macaco. Em 2014, foi identificado o primeiro caso das Américas na Ilha de Páscoa, território pertencente ao Chile.

O Zika é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, mas existem estudos ainda não concluídos que apontam a transmissão do vírus também através do Aedes albopictus (um parente próximo do Aedes aegypti que costuma ficar em áreas com mais vegetação) e os mosquitos Culex (conhecidos como pernilongos).

Inicialmente, os sintomas do Zika podem ser confundidos com os da gripe. São semelhantes aos da dengue, porém o vírus é mais fraco. Então é importante ir ao médico constatar se há ou não a presença do vírus desde o início dos sintomas. Não há um tratamento específico para o vírus Zika, são usados medicamentos para dor e anti-histamínicos em casos mais elevados.

Além dos mosquitos, o vírus também pode ser passado através de transmissão ocupacional em laboratório de pesquisa, perinatal e sexual, além da possibilidade de transmissão transfusional. O vírus Zika tem tido uma repercussão maior que o vírus da Dengue e chikungunya por sua relação com casos Microcefalia. Segundo estudiosos o risco de uma epidemia no Brasil ainda é alto e recomenda-se esperar um pouco para engravidar, evitando assim complicações maiores, outra maneira de evitar a contração do vírus é fazer a dedetização da casa, a Higitec é uma ótima opção para esse serviço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em Contato
Central de Atendimento
24 horas
São Paulo

(11) 5182-9000

Demais Localidades

0800 580 3199