Como supervisionar problemas com encanamento em hospital

Categorias:

Água de esgoto invade enfermaria do Hospital Infantil”: esse foi o título de uma matéria, publicada no site G1, em 17 de outubro de 2018. O caso aconteceu em Teresina, no Piauí, mas se você não tiver cuidado, pode acontecer no hospital que você trabalha.

O diretor do hospital de Teresina explicou que a tubulação que drena a água do chuveiro e da pia entupiu e eles precisaram fazer uma grande obra. Até brinquedo de criança foi encontrado!

O esgoto vazou e causou muito transtorno. Profissionais da saúde a pais ficaram preocupados com a possibilidade de contaminação e de transmissão de doenças. O caso foi solucionado rapidamente, mas o problema já havia ocorrido. É por isso que é preciso evitar e supervisionar o encanamento do hospital.

Como verificar a existência de problema de encanamento

Quanto mais antiga a construção, maior a chance de ter problemas tanto de esgoto quanto de vazamento de água. Prédios que chegam aos 40 anos, por exemplo, costumam ter maior incidência. É interessante reformar antes de o vazamento começar. As construções com tubos de PVC têm uma durabilidade maior, de cerca de 60 anos.

Para saber se o hospital no qual você trabalha há problema com encanamento, é preciso que seja feita uma vistoria frequente. Nela, devem ser observados pontos como:

  • Torneiras pingando;
  • Ralos que não estão descendo água em pias e chuveiros;
  • Vaso sanitário entupido;
  • Existência de cano aparente quebrado;
  • Verificar se as válvulas de entrada em banheiros estão vazando;
  • Mofo na parede pode indicar excesso de umidade causada, também, por cano vazando;
  • Verifique nos rodapés, perto de encanamento, se não está úmido;
  • Parede molhada sem ser em dia de chuva, pois pode indicar vazamento;
  • Aumento repentino e sem razões aparentes da conta de água merecem atenção, pois podem indicar vazamentos.

Em prédios, outro ponto importante a ser observado é que as chances de vazamento aumentam nos andares mais baixos, pois a água chega com mais força, aumentando a chance de vazar.

Acho que há vazamento ou entupimento, o que faço?

O hospital não pode deixar de atender e, para que isso não precise acontecer, é preciso resolver o problema o quanto antes. Ligue imediatamente para uma empresa especializada, que terá profissionais capacitados e os equipamentos necessários para encontrar o local de vazamento e fazer os reparos.

A Higitec trabalha com caça vazamentos e atende 24 horas por dia. Entre em contato conosco! Estamos prontos para acabar com o problema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em Contato
Central de Atendimento
24 horas
São Paulo

(11) 5171-9500

Demais Localidades

(11) 5171-9500