Como se tornar um encanador?

Categorias:

Como se tornar um encanador

É possível que muitas pessoas tenham em mente um estereótipo bem simplificado da função de encanador, mas a verdade é que esse ofício é mais complexo do que parece e exige especialização para trabalhar em diversos defeitos nos eletrodomésticos, por exemplo.

O encanador tem ainda que conhecer as normas do local onde irá trabalhar, todos os tipos de ferramentas que poderão se fazer necessárias, além de entendimento quanto a conservação e economia de água. Nós preparamos logo abaixo uma lista com dicas para você que deseja se tornar um encanador:

1. O básico do ensino: Conseguir o diploma do ensino médio é importante por que ele oferece uma base em conhecimentos como matemática geral, álgebra, geometria, física, ciências e computação. Algumas escolas disponibilizam até cursos extracurriculares que abordam a leitura de plantas.

2.  Curso técnico em encanamento: Você pode procurar esse curso de especialização em escolas ou instituições de ensino exclusivas para esse tipo de treinamento. Adquirindo essa formação, você terá conhecimentos em diversos equipamentos, drenagem e fornecimento de água para vários tipos de construções. No entanto, vários encanadores conseguem essa especialização de outra forma.

3. Aprendizagem sob tutela: Os programas de aprendizagem sob tutela demandam mais tempo e dedicação. Além das 140 horas de conteúdo teórico, podem exigir também um estágio remunerado. O curso formal oferecido por faculdades pode durar de 2 a 4 anos, mas garantem amplo conhecimento na função em todos os âmbitos.

4. O diploma em mãos: Em trabalhos realizados em residências, muitas vezes o diploma não é cobrado, mas é importante que você o tenha para poder trabalhar também em grandes empresas e estabelecimentos que podem exigir. Você pode se vincular á algum grupo de trabalhadores ou optar por uma rotina independente. Alguns encanadores buscam ainda, se especializar em algo como encanamento sustentável, por exemplo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em contato conosco através do Whatsapp

!

Problemas ao acessar o Whatsapp?

Se você teve algum problema com o redirecionamento, não se preocupe. Inicie o chat no Whatsapp agora mesmo clicando no botão abaixo!

(Caso tenha funcionado corretamente, favor ignorar esta mensagem).

Iniciar chat via Whatsapp

Continuar navegando
Entre em Contato
Atendimento Imediato
24 horas
Visita Gratuita
Grande São Paulo

(11) 5182-9000

Interior e Litoral de SP

0800 580 3199