Como saber que a casa que você está comprando não tem problemas de encanamento.

Categorias:

Já imaginou comprar uma casa, fazer a mudança e depois descobrir que ela tem problemas de encanamento? Certamente ninguém quer passar por isso. Afinal, a reforma é cara, trabalhosa e faz bastante sujeira.

Por isso, antes de fechar o negócio é preciso ficar muito atento para ter a certeza de que não há vazamento. Para ajudá-lo nessa análise, separamos algumas dicas do que você deve verificar para saber se o imóvel não tem problemas de encanação.

Relógio de água pode sugerir problemas de encanamento.

Você pode usar a medição do relógio para identificar possíveis vazamentos. A primeira coisa a fazer é deixar o relógio aberto, desligar eletrodomésticos e usem água e fechar todas as torneiras do local. Os registros de parede devem permanecer abertos e a caixa d’água precisa estar cheia.

Quando tudo isso for feito, vá até o relógio de água e anote a numeração ou, se preferir, marque onde está o ponteiro do hidrômetro. Depois disso, espere uma hora sem usar água em casa, nem no vaso sanitário.

Se o ponteiro se movimentou neste período ou se o número mudou, provavelmente há problemas de vazamento na casa.

Canos que recebem água da caixa d”água

Pare de usar água em torneiras, vasos sanitários e desligue eletrodomésticos que possam estar  no imóvel e que usem água, como a máquina de lavar roupas ou louça. Feche a torneira que permite que a água entre na caixa e marque o nível de água que há dentro da caixa. Você pode fazer uma marcação na própria caixa d’água.

Uma hora depois, veja se o volume de água diminuiu, ou seja, se ela está abaixo do local marcado. Caso tenha diminuído é sinal de que algum dos locais que recebem água da caixa está com vazamento.

Outra forma de fazer isso sem precisar subir para olhar a caixa é deixando a caixa encher totalmente e depois desligando o registro que permite que a água entre nela.

Como a casa está vazia, ninguém vai usar água. Cinco horas depois volte ao local e abra o registro que permite que a água chegue na caixa. Se ouvir o barulho dela enchendo novamente, é porque, mesmo sem uso,  a água saiu dela. Deve haver algum vazamento na casa.

Torneiras

Observe todas as torneiras do imóvel para ver se não estão pingando. Veja também o local de encaixe dela com a parede ou com o cano, para ver se não há água escorrendo. Uma torneira pingando pode gastar mais de 46 litros de água  por dia.

Vaso Sanitário

O vazamento no vaso sanitário pode passar despercebido ao olho nú. Para fazer o teste, pegue borra de café e jogue na água do vaso sanitário. Se ela ficar parada no fungo é porque não há vazamento. Já se ela ficar se movendo, é porque está entrando água. Neste caso há vazamento.

Verificou tudo e acha que o imóvel está com problemas de encanamento? Nem sempre é fácil achar o local em que está vazando água. Por isso, há empresas especializadas que fazer esse serviço.

A Higitec tem um serviço de “caça vazamentos”, que encontra até os locais não visíveis. Além de identificar o problema, a empresa faz o reparo para você.

Quer agendar um horário com a Higitec? Clique aqui e entre em contato conosco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em Contato
Central de Atendimento
24 horas
São Paulo

(11) 5090-7000

Demais Localidades

0300-777-9000