COMO IDENTIFICAR A PRESENÇA DE CUPINS EM MINHA CASA?

Categorias:

O cupim é um inseto que merece a alcunha de praga. Ele pode ser encontrado tanto no campo como na cidade, trabalha de forma silenciosa e é capaz de destruir não apenas móveis, mas também paredes e até cultivos agrícolas (dependendo da espécie).

Sendo assim, estar atento aos sinais que indicam a presença desse inseto é imprescindível para não ser pego de surpresa.

Por isso, separamos abaixo algumas dicas que irão lhe ajudar a entender os principais sinais que indicam a presença desse inseto.

 

PRINCIPAIS SINAIS DA PRESENÇA DE CUPINS

 

Muitas pessoas tem dificuldade de identificar a presença de cupins porque muitas vezes a infestação se assemelha a uma infiltração, com partes da parede ou teto ficando inchados, parapeitos e batentes deformas e um cheiro característico de mofo presente.  Existem, contudo, alguns sinais que costumam entregar a existência de cupins:

 

  • Pequenos montes granulados de coloração bege espalhados pelo imóvel; trata-se das fezes do inseto. Costuma ser um sinal de que a infestação já está relativamente avançada — esse, aliás, costuma ser o primeiro sinal que um cupim de madeira seca dá;
  • Túneis com o tamanho aproximado de um lápis, em geral em algum alicerce. Os cupins tem o hábito de fazer túneis ligando o ninho à fonte de comida;
  • Rachaduras nos móveis ou no piso. Os insetos costumam comer a madeira no sentido da fibra e deixam um certo rastro de terra. As rachaduras costumam formar uma espécie de túnel ou labirinto e pode haver ondulações ou áreas afundadas na superfície do móvel e/ou piso;
  • Você sabia que nem só de madeira vive o cupim? Pois é, muita gente não sabe, mas eles também se alimentam de outros materiais, tal qual drywall e gesso. Se algum desses materiais apresentar sujeiras na borda ou sinal de que está se desfazendo, desconfie;

 

COMO ACABAR COM ESSA PRAGA?

 

Antes de finalizarmos o texto, gostaríamos de ressaltar que os cupins, apesar de serem uma praga urbana que trás incontáveis problemas, eles possuem uma importante função ecológica: eles são considerados consumidores primários e também decompositores, sendo uma das principais forças transformadoras de matéria da natureza.

Fora isso, eles também auxiliam na aeração e nutrição do solo por mover nutrientes e abrirem galerias subterrâneas no mesmo.

Por esse motivo, trata-se de um inseto que precisa sim ser controlado, mas também respeitado e devidamente combatidos.

Para tanto, conte com o apoio da Higitec.

Somos uma empresa especializada no combate de diferentes tipos de pragas; fazemos não apenas descupinização, mas também dedetização, desratização e uma série de outros serviços para garantir a sua segurança e conforto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em contato conosco através do Whatsapp

!

Problemas ao acessar o Whatsapp?

Se você teve algum problema com o redirecionamento, não se preocupe. Inicie o chat no Whatsapp agora mesmo clicando no botão abaixo!

(Caso tenha funcionado corretamente, favor ignorar esta mensagem).

Iniciar chat via Whatsapp

Continuar navegando
Entre em Contato
Atendimento Imediato
24 horas
Visita Gratuita
Grande São Paulo

(11) 5182-9000

Interior e Litoral de SP

0800 580 3199