COMO IDENTIFICAR A PRESENÇA DE CUPINS EM MINHA CASA?

Categorias:

O cupim é um inseto que merece a alcunha de praga. Ele pode ser encontrado tanto no campo como na cidade, trabalha de forma silenciosa e é capaz de destruir não apenas móveis, mas também paredes e até cultivos agrícolas (dependendo da espécie).

Sendo assim, estar atento aos sinais que indicam a presença desse inseto é imprescindível para não ser pego de surpresa.

Por isso, separamos abaixo algumas dicas que irão lhe ajudar a entender os principais sinais que indicam a presença desse inseto.

 

PRINCIPAIS SINAIS DA PRESENÇA DE CUPINS

 

Muitas pessoas tem dificuldade de identificar a presença de cupins porque muitas vezes a infestação se assemelha a uma infiltração, com partes da parede ou teto ficando inchados, parapeitos e batentes deformas e um cheiro característico de mofo presente.  Existem, contudo, alguns sinais que costumam entregar a existência de cupins:

 

  • Pequenos montes granulados de coloração bege espalhados pelo imóvel; trata-se das fezes do inseto. Costuma ser um sinal de que a infestação já está relativamente avançada — esse, aliás, costuma ser o primeiro sinal que um cupim de madeira seca dá;
  • Túneis com o tamanho aproximado de um lápis, em geral em algum alicerce. Os cupins tem o hábito de fazer túneis ligando o ninho à fonte de comida;
  • Rachaduras nos móveis ou no piso. Os insetos costumam comer a madeira no sentido da fibra e deixam um certo rastro de terra. As rachaduras costumam formar uma espécie de túnel ou labirinto e pode haver ondulações ou áreas afundadas na superfície do móvel e/ou piso;
  • Você sabia que nem só de madeira vive o cupim? Pois é, muita gente não sabe, mas eles também se alimentam de outros materiais, tal qual drywall e gesso. Se algum desses materiais apresentar sujeiras na borda ou sinal de que está se desfazendo, desconfie;

 

COMO ACABAR COM ESSA PRAGA?

 

Antes de finalizarmos o texto, gostaríamos de ressaltar que os cupins, apesar de serem uma praga urbana que trás incontáveis problemas, eles possuem uma importante função ecológica: eles são considerados consumidores primários e também decompositores, sendo uma das principais forças transformadoras de matéria da natureza.

Fora isso, eles também auxiliam na aeração e nutrição do solo por mover nutrientes e abrirem galerias subterrâneas no mesmo.

Por esse motivo, trata-se de um inseto que precisa sim ser controlado, mas também respeitado e devidamente combatidos.

Para tanto, conte com o apoio da Higitec.

Somos uma empresa especializada no combate de diferentes tipos de pragas; fazemos não apenas descupinização, mas também dedetização, desratização e uma série de outros serviços para garantir a sua segurança e conforto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em Contato
Central de Atendimento
24 horas
São Paulo

(11) 5182-9000

Demais Localidades

0800 580 3199