Como identificar e se livrar dos cupins

Categorias:

As vezes percebemos alguns pequenos insetos zanzando pelos batentes de nossas portas, janelas ou qualquer coisa que seja feito com madeira. Nem sempre damos atenção, por achar que se trata de alguma formiguinha ou algum outro inseto inofensivo. E é neste ponto que é preciso abrir os olhos, a sua casa pode estar sofrendo uma visita nada desejada da grande praga de madeira: os cupins.

Identificando os cupins

A imagem acima ilustra muito bem o inseto para reconhece-lo facilmente, no entanto, a presença de cupins em sua casa pode ser facilmente percebido desde que você observe bem a existência de uma espécie de pozinho próximo dos móveis, batentes ou qualquer coisa formado por madeira. Geralmente é da mesma cor da madeira, as ações dos cupins costumam deixar um pó parecido com serragem.

De repente você achou um montinho de pó, mas não tem certeza se sua casa está sendo atacada ou não por esses seres. Para se ter certeza, é recomendado que limpe o local onde encontrou o pó e, no dia seguinte, veja o mesmo local, caso haja outro montinho de pó, com certeza sua casa está infestada pelos cupins de madeira seca, geralmente são brancos, pequeninos e habitam as madeiras ou peças feitas de madeira.

Cupins subterrâneos

Esse tipo de cupim é muito mais agressivo do que alguns de seus parentes, são eles os responsáveis por cupinzeiros. Geralmente formam galerias de túneis debaixo das edificações, mas não param por ai, eles acabam abrindo caminho para as estruturas e as fundações das casas, ou seja, enquanto os cupins de madeira vivem dentro da madeira, os cupins subterrâneos vivem em cupinzeiros, além desta diferença, podemos citar que são pretos.

Os cupins, independente de seu tipo é uma praga que exige atenção e uma atitude rápida, afinal de contas, esses seres, apesar de seu tamanho, são insetos que trabalham rapidamente e que podem gerar danos para a residência. A Higitec, uma empresa no controle de pragas e com ótima reputação de serviços prestados, é uma ótima opção para quem procura uma solução rápida para eliminar esses pequenos incômodos de sua residência.

Outras possibilidades de infestações

Nem sempre o problema pode surgir diretamente em sua residência, portanto, é sempre bom estar atento para o que acontece ao seu redor. Ainda mais pelo fato dos cupins serem insetos sociais, ou seja, como as abelhas e formigas, nunca andam sozinhas. Geralmente vivem em colônias, com cada integrante fazendo a sua parte, ou seja, como as abelhas, existem os responsáveis pela reprodução e pela produção.

As responsáveis pela reprodução são as cupins rainhas que, são fecundadas pelos cupins zangões, geralmente são maiores em relação aos cupins operários, em um cupinzeiro pode haver novas fecundações em novas rainhas, no entanto, essas novas rainhas partem para formar seus próprios cupinzeiros, ou seja, algo que pode se espalhar facilmente por um determinado espaço. Atente-se para esse ponto pois, um cupim rainha e um cupim zangão só possuem a tarefa de se reproduzirem.

Existem alguns cupins que possuem asas, por isso foi indicado que olhasse ao seu redor, caso encontre algum cupim alado, o problema pode não ser na sua casa, mas com certeza, mais cedo ou mais tarde, poderá, afinal de contas, ela é um alvo para esses insetos. Infelizmente, esses seres alados geralmente tem um único objetivo, formar novas colônias, por isso é preciso atentar para o que acontece ao redor de sua casa.

O cupins alados formam grandes revoadas justamente para procurar novos pontos para se criar um novo cupinzeiro, algo bem comum de se ver na primavera, logo após uma chuva, ou até mesmo a noite, durante o verão. Se por ventura avistar uma revoada, não perca tempo em chamar alguma empresa especializada para ajuda-lo no problema, eles precisam ser capturados o quanto antes justamente por formarem rapidamente novas colônias.

Portanto, mantenha sempre os olhos abertos, e não se esqueça que uma das maneiras de evitar essa praga é manter uma manutenção periódica dos materiais de madeira que possui em casa, caso esse ponto seja negligenciado por alguma razão e, infelizmente, focos de pó surgiram em sua casa mais de uma vez, não se desespere.

Outra solução eficaz é contratar profissionais capacitados no extermínio desse tipo de praga, a Higitec é um nome bem conhecido no mercado prestando serviços de desentupimento, mas, saiba que ela não limita-se a esse tipo de serviço, ela também atua na área de extermínio de pragas, sempre unida com o que há de melhor em termos de tecnologia, a Higitec presta um serviço excelente quando o assunto é livrar a sua casa de possíveis seres que a habitam sem serem convidados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em contato conosco através do Whatsapp

!

Problemas ao acessar o Whatsapp?

Se você teve algum problema com o redirecionamento, não se preocupe. Inicie o chat no Whatsapp agora mesmo clicando no botão abaixo!

(Caso tenha funcionado corretamente, favor ignorar esta mensagem).

Iniciar chat via Whatsapp

Continuar navegando
Entre em Contato
Atendimento Imediato
24 horas
Visita Gratuita
Grande São Paulo

(11) 5182-9000

Interior e Litoral de SP

0800 580 3199