Como funciona um sistema de captação de água da chuva

Categorias:

Como funciona um sistema de captação de água da chuva

A escassez de água já não é um problema do futuro, mas um problema do presente que poderá se agravar ainda mais em longo prazo se não tomarmos as medidas cabíveis para garantir água potável e segurança alimentar para todos.
Existem algumas práticas que visam amenizar o gasto individual de água, dentre as quais destacam-se o vegetarianismo uma vez por semana, a economia de água diária em condomínios e o uso de sistemas de captação de água.

O que é um sistema de captação de água?

O sistema de captação de água, também chamado de cisterna, consiste em um reservatório que faz a captação e armazena a água da chuva para reaproveitamento no uso doméstico. É considerada uma das melhores e mais eficazes opções em relação à economia de água, podendo ser instalada em apartamentos, condomínios e casas.

Como funciona?

A cisterna funciona da seguinte maneira:

A água da chuva passa pelas calhas e é levada a um filtro, que elimina impurezas (galhos, folhas etc).

Um freio d’água impede que a entrada de água na cisterna agite o seu conteúdo, o que iria suspender as partículas sólidas depositadas no fundo;

Posso usar essa água para consumo humano?

Proveniente da chuva, a água obtida não pode ser considerada potável, pois pode conter partículas de poeira, fuligem, sulfato, nitrato etc. Por essa razão, não é apropriada para consumo humano, mas pode ser utilizada em diversas tarefas em casa, como lavar a louça, o carro, a calçada, o vaso sanitário etc.

Atenção: não instale a cisterna no encanamento para que a água não chegue perto das torneiras usadas para o consumo humano.

Vantagens

  • Trata-se de uma atitude sustentável;
  • A cisterna pode ser instalada tanto em ambientes rurais, quanto urbanos.
  • É possível economizar até 50% do valor da conta de água;
  • A capacidade dos sistemas variam de acordo com sua necessidade;
  • É muito útil em tempos de crise hídrica;
  • Possui a capacidade de criar uma cultura de sustentabilidade ecológica em construções.

 

Sistema de captação e tratamento de efluentes da Higitec

O Sistema Higitec permite o tratamento e aproveitamento da água da chuva em residências e empreendimentos comerciais de acordo com a norma brasileira de aproveitamento de águas pluviais.

Os sistemas de aproveitamento de águas pluviais da Higitec são economicamente viáveis para empreendimentos que possuem uma boa área de captação de chuva, geralmente localizados em regiões com altos ou médios índices pluviométricos.
A Higitec realiza a instalação do sistema de acordo com suas necessidades. Fale conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em Contato
Central de Atendimento
24 horas
São Paulo

(11)5171-9500

Demais Localidades

0800 580 3199