Como evitar entupimento de bueiros?

Categorias:

Atualmente, as enchentes representam uma problema que acontece em todo o território nacional, alastrando-se por diversas cidades e causando transtornos irreparáveis.

Claramente, as enchentes estão relacionadas a fatores naturais, porém são intensificadas através da ação humana, como por exemplo, o grande acúmulo de lixo, responsável pelo entupimento dos bueiros.

Órgãos governamentais devem se responsabilizar para que bueiros não fiquem entupidos, tornando a vida urbana melhor e minimizando os riscos. Porém, é de grande responsabilidade social, evitar pequenos hábitos que contribuem para enchentes em seu bairro. Como? A Higitec separou algumas dicas para você!

Como evitar enchentes?

Atualmente, muitos órgãos de administração pública contam com recursos que permitem prever inundações em áreas de risco, possibilitando a redução dos desastres. Existem outras ações específicas e fundamentais para auxiliar nessa missão, como: criação e estruturação de barragens, sistemas de drenagem, diminuição da geração do lixo, planejamento urbano etc.

As enchentes são preocupantes, pois podem além do estrago material, podem trazer doenças, comprometendo a saúde de toda população.

Dicas para evitar o entupimento dos bueiros

1. Nunca jogue lixo na rua: caso não tenha uma lixeira por perto, guarde o objeto e descarte-o assim que possível. Vale a pena;

2. Conscientize as crianças: educar a criançada é indispensável, pois elas são o nosso espelho. Ensine-os as consequências de jogar lixo na rua e aproveite para abordar temas como reciclagem e coleta seletiva;

3. Coloque uma lixeira em frente ao seu imóvel: isso evita que animais revirem o lixo e que a chuva arraste os resíduos para o bueiro, consequentemente, resultando em entupimentos e alagamentos;

4. Considere programas de reciclagem: analise os objetos que serão descartados e confira se não poderiam ser usados de outra forma. Madeiras, por exemplo, podem ser utilizadas como objetos decorativos. Caso não seja possível, faça o descarte de maneira adequada, como em postos de coleta, que atualmente são espalhados pelos bairros.
Seja um cidadão consciente e contribua para uma cidade mais limpa. No caso de enchentes, acione o órgão responsável pelo saneamento básico de sua cidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em contato conosco através do Whatsapp

!

Problemas ao acessar o Whatsapp?

Se você teve algum problema com o redirecionamento, não se preocupe. Inicie o chat no Whatsapp agora mesmo clicando no botão abaixo!

(Caso tenha funcionado corretamente, favor ignorar esta mensagem).

Iniciar chat via Whatsapp

Continuar navegando
Entre em Contato
Atendimento Imediato
24 horas
Visita Gratuita
Grande São Paulo

(11) 5182-9000

Interior e Litoral de SP

0800 580 3199