Casos de Dengue são elevados nos períodos de chuva: quais cuidados são essenciais?

Categorias:

A dengue é uma doença infecciosa transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que se reproduz em água parada. Infelizmente, é uma doença muito comum em regiões tropicais e subtropicais do mundo, incluindo o Brasil. E com a chegada dos períodos de chuva, os casos de dengue tendem a aumentar. Para que você entenda melhor esse tema, abordaremos os principais cuidados que devemos tomar para prevenir a dengue durante os períodos de chuva. Mas primeiro, o que é a dengue?

A dengue é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. É uma doença comum em regiões tropicais e subtropicais, como o Brasil. A infecção por dengue pode causar febre alta, dor de cabeça, dor no corpo e articulações, náusea e vômito. Em casos graves, a dengue pode levar à dengue hemorrágica, que é potencialmente fatal.

A transmissão da dengue ocorre quando um mosquito Aedes aegypti infectado pica uma pessoa saudável. A doença não é transmitida de pessoa para pessoa. No entanto, é possível que uma pessoa infectada possa transmitir a doença para um mosquito, que pode então infectar outra pessoa.

Por que os casos de dengue aumentam durante os períodos de chuva?

De acordo com boletim da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, o número de casos prováveis de dengue no Brasil cresceu 172,4% em 2022 em comparação com o ano anterior. Até o dia 5 de dezembro, foram registrados 1.400.100 casos, representando uma taxa de incidência de 656,3 casos por 100 mil habitantes. A região Centro-Oeste apresenta a maior taxa de incidência, com Brasília liderando a lista de cidades com maior número de registros. A prevenção é a melhor forma de combater a doença, que pode evoluir para casos graves.

As chuvas e o tempo quente são propícios para a reprodução e o desenvolvimento rápido do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. A região Centro-Oeste é a que apresenta a maior taxa de incidência de dengue em 2022, com Brasília liderando a lista de cidades com o maior número de registros. Para combater a doença, a prevenção é a melhor forma, com a eliminação de água parada e o uso de repelente. A vacinação é indicada a partir dos 9 anos para pessoas que já foram infectadas por um dos vírus da doença.

A dengue pode evoluir para casos graves e é importante manter a prevenção e procurar atendimento médico quando ocorrerem sintomas. A doença pode causar inflamação do fígado e danos às células hepáticas, podendo evoluir para insuficiência hepática. Embora casos graves sejam mais raros, há pessoas que apresentam complicações e sequelas após contrair a dengue. Portanto, a prevenção é fundamental para combater a doença e evitar complicações.

Mas quais os motivos?

Os casos de dengue tendem a aumentar durante os períodos de chuva, porque o mosquito Aedes aegypti precisa de água para se reproduzir. Durante os períodos de chuva, é comum haver um acúmulo de água em recipientes ao ar livre, como vasos de plantas, pneus velhos, latas e outros objetos que possam acumular água. Estes recipientes são ideais para a reprodução do mosquito, pois permitem que as fêmeas depositem seus ovos.

Além disso, as chuvas podem causar enchentes, aumentando o número de locais de reprodução do mosquito. Quando a água das enchentes se acumula em poças ou buracos, por exemplo, o mosquito pode depositar seus ovos e iniciar um novo ciclo de reprodução.

Cuidados essenciais para prevenir a dengue durante os períodos de chuva.

● Evite o acúmulo de água parada

O acúmulo de água parada é o principal fator que contribui para a reprodução do mosquito Aedes aegypti. Durante os períodos de chuva, é importante verificar regularmente se há recipientes ao ar livre que possam acumular água, como vasos de plantas, pneus velhos, latas e outros objetos. Se houver água parada, deve-se esvaziar os recipientes e limpar bem as áreas onde a água se acumulou.

● Mantenha as áreas externas limpas

Durante os períodos de chuva, as áreas externas da casa tendem a ficar mais sujas e propensas à proliferação de insetos. É importante manter essas áreas limpas, varrendo as folhas e os detritos das calçadas e quintais, por exemplo.

● Use repelentes e roupas adequadas

Durante os períodos de chuva, é importante usar repelentes para evitar picadas de mosquito. Existem diversos tipos de repelentes no mercado, como borrifadores, loções e adesivos. É importante ler as instruções de uso e aplicá-los conforme as recomendações do fabricante. Além disso, é recomendado usar roupas que cubram todo o corpo, como calças compridas e camisas de mangas longas, para reduzir a exposição da pele aos mosquitos.

● Instale telas nas janelas e portas

Instalar telas nas janelas e portas é uma medida eficaz para evitar que os mosquitos entrem na casa. As telas devem ser bem ajustadas e ter um tamanho adequado para as janelas e portas. É importante verificar regularmente se há rasgos ou buracos na tela e consertá-los imediatamente.

● Contrate uma empresa especializada em controle de pragas

Uma empresa especializada em controle de pragas pode ajudar a prevenir a dengue durante os períodos de chuva. Essas empresas oferecem serviços de dedetização e controle de mosquitos, que incluem a aplicação de produtos químicos para eliminar os mosquitos adultos e a remoção dos locais de reprodução do mosquito. É importante escolher uma empresa confiável e experiente em controle de pragas.

A prevenção da dengue durante os períodos de chuva é uma responsabilidade de todos. É importante tomar medidas simples, como evitar o acúmulo de água parada e manter as áreas externas limpas, além de usar repelentes e roupas adequadas. A instalação de telas nas janelas e portas também é uma medida eficaz para evitar a entrada dos mosquitos na casa. Se necessário, contrate uma empresa especializada em controle de pragas para prevenir a dengue. Com essas medidas, é possível reduzir o risco de infecção por dengue durante os períodos de chuva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em contato conosco através do Whatsapp

!

Problemas ao acessar o Whatsapp?

Se você teve algum problema com o redirecionamento, não se preocupe. Inicie o chat no Whatsapp agora mesmo clicando no botão abaixo!

(Caso tenha funcionado corretamente, favor ignorar esta mensagem).

Iniciar chat via Whatsapp

Continuar navegando
Entre em Contato
Atendimento Imediato
24 horas
Visita Gratuita
Grande São Paulo

(11) 5182-9000

Interior e Litoral de SP

0800 580 3199