APRENDA A LIMPAR A CAIXA DE GORDURA

Categorias:

 

Quando estamos na escola, aprendemos que a água não se mistura com o óleo — boa parte dos professores gosta, inclusive, de ensinar essa lição de forma gráfica, despejando algum tipo de óleo em um copo d’água para mostrar a separação de ambos.

Algo semelhante acontece com a gordura.

A água possui moléculas polares; a gordura, apolares.

Logo, quando colocamos água e a gordura juntas, as moléculas da primeira não conseguem penetrar nas da segunda, de forma que elas não se misturam — justamente por isso, não conseguimos retirar gordura apenas com água; é preciso utilizar algum agente químico, como um detergente, por exemplo.

Por esse motivo, a maior parte das edificações possui uma caixa coletora de gordura; seu objetivo é receber o fluxo de gordura que é despejado em um determinado local, evitando que o mesmo vá para a unidade de saneamento local, onde poderia causar sérios problemas para o processo de tratamento d’água.

Essas caixas, no entanto, não possuem espaço infinito; de vez em quando é preciso limpá-las de forma a evitar que as mesmas fiquem inutilizáveis.

Nesse texto, falaremos um pouco sobre a periodicidade mais adequada para a realização dessa limpeza, como ela é feita e quais cuidados tomar.

 

QUANDO LIMPAR A CAIXA DE GORDURA?

 

Infelizmente a maior parte das pessoas limpa a caixa de gordura de sua residência apenas quando elas estão entregando o imóvel (caso de venda ou devolução de imóvel alugado) ou quando a situação já chegou em um ponto crítico e os problemas começaram a aparecer.

O ideal, no entanto, é que essa limpeza seja feita a cada 6 meses para evitar problemas como obstruções do encanamento, mau cheiro, escoamento lento de água e até mesmo invasão de pragas urbanas.

 

COMO ESSA LIMPEZA É FEITA?

 

Se você realizar uma breve busca no Google, encontrará uma incontável quantidade de dicas acerca de como realizar a limpeza de uma caixa de gordura, tal qual usar bicarbonato, água quente.

Todos esses truques, no entanto, são paliativos; eles podem até ajudar em certa medida, porém não resolver o problema por completo.

Sem dúvida, para realizar a limpeza de uma caixa de gordura da forma correta, é preciso o auxílio de profissionais treinados e equipamentos específicos, tal qual aqueles empregados pela Higitec, haja vista que esse é um trabalho sensível, que requer produtos próprios para essa finalidade — lembre-se que as moléculas da gordura são apolares, não interagindo bem com água, de forma que é preciso utilizar algum reagente químico para dissolvê-la.

Tais reagentes, muitas vezes, precisam ser fortes — a gordura pode solidificar com  o tempo, tornando-se difícil removê-la —, sendo nocivos e devendo, portanto, ser utilizados apenas por profissionais treinados.

Fora isso, se você precisa de mais motivos para deixar esse tipo de serviço nas mãos de um profissional, lembre-se que a caixa de gordura faz parte do sistema hidráulico da casa; um dano à mesma pode acabar se tornando um dano para toda a estrutura hidráulica da edificação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em contato conosco através do Whatsapp

!

Problemas ao acessar o Whatsapp?

Se você teve algum problema com o redirecionamento, não se preocupe. Inicie o chat no Whatsapp agora mesmo clicando no botão abaixo!

(Caso tenha funcionado corretamente, favor ignorar esta mensagem).

Iniciar chat via Whatsapp

Continuar navegando
Entre em Contato
Atendimento Imediato
24 horas
Visita Gratuita
Grande São Paulo

(11) 5182-9000

Interior e Litoral de SP

0800 580 3199