Água subterrânea do planeta está acabando rapidamente

Categorias:

Segundo dois estudos, devido à ação humana, um terço das maiores reservas de água da Terra estão se esgotando rapidamente.

Segundo o professor da Universidade da Califórnia em Irvine Jay Famiglietti, principal investigador do estudo, “Os métodos físicos e químicos de medição que existem hoje são simplesmente insuficientes”.

“Dada a velocidade com que estamos consumindo água de reservas subterrâneas, precisamos coordenar um esforço global para determinar quanta água é”, segundo Famiglietti, que trabalha como especialista em investigações em relação à água no Laboratório de Propulsão à Jato da Nasa.

Os pesquisadores perceberam, no primeiro estudo, 37 dos maiores aquíferos do mundo entre os anos de 2003 e 2013. Oito foram classificados como ‘’super-utilizados’’. Este termo significa que os aquíferos estão sendo esvaziados rapidamente sem que haja reposição natural que combata o dreno.

Cinco aquíferos foram ‘’muito ou extremamente utilizados’’. Cientistas comunicam que a situação se intensificará gradativamente devido à mudança climática e o crescimento populacional. Onde há pouco reabastecimento natural – lugares mais secos do mundo – estão localizados os aquíferos mais sobrecarregados.

O segundo estudo releva que não é possível calcular o volume total de água subterrânea restante no planeta e as estimativas dos cientistas que trabalham nestes estudos, variam em relação aos anos restantes que iremos dispor de água subterrânea.

Segundo Alexandra Richey, principal autora dos dois estudos, “Não sabemos quanta água existe em cada um destes aquíferos. As estimativas podem varias entre décadas e milênios”.

“Estamos tentando ativar um alerta agora para mostrar onde uma gestão ativa hoje poderá proteger vidas e o sustento da população no futuro.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em contato conosco através do Whatsapp

!

Problemas ao acessar o Whatsapp?

Se você teve algum problema com o redirecionamento, não se preocupe. Inicie o chat no Whatsapp agora mesmo clicando no botão abaixo!

(Caso tenha funcionado corretamente, favor ignorar esta mensagem).

Iniciar chat via Whatsapp

Continuar navegando
Entre em Contato
Atendimento Imediato
24 horas
Visita Gratuita
Grande São Paulo

(11) 5182-9000

Interior e Litoral de SP

0800 580 3199