Água do volume morto, no Sistema Cantareira, é tão boa quanto à usada hoje, diz Governo

Categorias:

Volume morto do Sistema CantareiraA despeito do que foi vinculado, na primeira quinzena de abril, de que o método que está para ser adotado pelo governo paulista de retirar o chamado “volume morto” do fundo de diferentes represas do Sistema Cantareira, poderia trazer a tona diversos poluentes para as águas da cidade, o secretário Estadual de Saneamento e Recursos Hídricos, Mauro Arce, disse que a qualidade da mesma não deve sofrer variações, em relação à que é retirada, atualmente, dos reservatórios.

Segundo Arce, o volume morto retirado do Sistema Cantareira será submetido à tratamento, antes de ser distribuído para a população, se tornando potável e de qualidade tão boa quanto a que chega as nossas casas, hoje: “A água vai ser tratada como toda água da Sabesp, de todos os mananciais”, disse Mauro.

Ainda segundo o Secretário de Saneamento, a confiança na qualidade da água retirada dos volumes mortos se deve ao fato de que ela também “se mexe”, com o restante das represas, ao invés de ficar parada, como se pode pensar: “Essa água (do volume morto) é a mesma que estava no corpo principal da barragem(…)O volume morto, na realidade, quando o reservatório está mais cheio, ele se movimenta também”, completou o secretário.

A retirada do volume morto das represas se deve a fim de aumentar a capacidade de geração de águas para a capital paulista e cidades nos arredores, que sofrem com a constante falta de chuvas. Situação que compromete o reabastecimento das represas, dentre elas, as que formam o Sistema Cantareira, principal fonte de abastecimento da região metropolitana de São Paulo e que, até a última terça, dia 06 de maio, atingiu o nível de 9,8% de sua capacidade, ficando a baixo dos 10%, pela primeira vez, em toda sua história.

 

Deixe um comentário para: Água do volume morto, no Sistema Cantareira, é tão boa quanto à usada hoje, diz Governo

4 comentários
  1. O Governo Deveria Proibir a Plantação de Eucalipto e criar um sistema de reflorestamento com arvores nativas para produção de madeiras Porque o Eucalipto seca muito o terreno sugando toda água existente em volta dele,falo isso pq onde eu morava o Rio Paraibuna era um rio com muita água depois que comeram as plantações de Eucalipto as nascentes secaram muito.

    1. Karyne,
      Volume morto é a reserva de água profunda das represas. Armazenado abaixo do ponto de captação, onde é necessário remover a água por sistemas de filtração.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em contato conosco através do Whatsapp

!

Problemas ao acessar o Whatsapp?

Se você teve algum problema com o redirecionamento, não se preocupe. Inicie o chat no Whatsapp agora mesmo clicando no botão abaixo!

(Caso tenha funcionado corretamente, favor ignorar esta mensagem).

Iniciar chat via Whatsapp

Continuar navegando
Entre em Contato
Atendimento Imediato
24 horas
Visita Gratuita
Grande São Paulo

(11) 5182-9000

Interior e Litoral de SP

0800 580 3199