Achei um rato na minha casa, o que devo fazer agora?

Categorias:

Uma mistura de pânico com nojo é o que costumam sentir as pessoas que descobrem que estão tendo uma visita inesperada: a de um rato. Muito adaptados às áreas urbanas, esses mamíferos além de causarem repulsa, podem transmitir diversas doenças.

É por isso que conviver com eles não é uma grande ideia. Além de eliminar o rato que você viu, é necessário ter a certeza de que não há outros em casa e ainda vedar todos os lugares pelos quais eles possam estar entrando.

Será que o rato está morando em minha casa?

A primeira coisa que você precisa se lembrar é a de que ele pode apenas estar passando pela sua casa, ou seja, ainda não fez ninho. Porém, se encontrar alimento e um local adequado, não vai demorar a ficar morando com você.

É por isso que o primeiro cuidado que deve ter é identificar qual alimento você está deixando disponível para ele. Louça suja, lixos destampados ou comida em cima do fogão são ótimos atrativos para quem está vagando pelas ruas e bueiros em busca de alimento. Evite o que possa chamar a atenção desses roedores.

Depois disso, é importante descobrir se os ratos estão vindo do esgoto ou se decidiram fazer ninho em sua casa. Os camundongos entram em armários, fogões, perto do motor da geladeira, picam papel e montam o seu lar. Verifique todos esses locais para tentar descobrir se são moradores fixos.

Já as ratazanas nadam bem e chegam pelo esgoto. Elas costumam se alimentar e voltar para o mesmo local de onde partiram. 

Encontrei o ninho, o que fazer?

Há muitas receitas caseiras, mas dificilmente você terá sucesso com elas. Lembre-se de que esses animais são inteligentes e não saem comendo qualquer coisa. Eles gostam de alimentos bons e nem se interessam por feijões crus, por exemplo.

Para combatê-los sem chamar uma equipe especializada, o melhor a ser feito é usar os venenos vendidos em mercado. Eles demoram alguns dias para fazer efeito e isso é bom. Assim, você consegue que todos os ratos presentes na casa comam o veneno, pois se um ou dois deles comerem e morrerem na hora, os outros nem chegarão perto e continuarão vivendo no lar. Assim, nunca use os venenos ilegais, como o chumbinho, por exemplo, que mata na hora, mas não extermina.

Coloque os saquinhos de veneno perto de cantos e em locais nos quais encontrar o coco. Quando notar que o saco foi mexido, ou seja, que eles comeram, coloque outro junto. A ideia é deixar o veneno em quantidade suficiente para ser ingerido por todos.

As ratoeiras só serão eficientes se em grande quantidade e se estiverem bem limpas. Afinal, o faro dos ratos é bom e se ele sentir o cheiro de outro animal morto, não chegará perto de nenhuma delas.

É preciso avaliar o local para acabar com os ratos

Embora o veneno de supermercado ajude, é preciso mais. Quem quer se ver realmente livre do problema deverá chamar uma empresa especializada, que identificará qual espécie é e usará os produtos necessários para eliminar os ratos.

Além disso, quando é uma ratazana, nem o gato mais ágil que você conhece conseguirá detê-la. Ela é grande e enfrenta, inclusive as pessoas. É preciso cuidado.

A Higitec tem profissionais qualificados que atuam com desratização. Possuímos variados tipos de venenos, que podem ser empregados para eliminar o invasor, nas mais diferentes áreas da sua casa. Conte conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em contato conosco através do Whatsapp

!

Problemas ao acessar o Whatsapp?

Se você teve algum problema com o redirecionamento, não se preocupe. Inicie o chat no Whatsapp agora mesmo clicando no botão abaixo!

(Caso tenha funcionado corretamente, favor ignorar esta mensagem).

Iniciar chat via Whatsapp

Continuar navegando
Entre em Contato
Atendimento Imediato
24 horas
Visita Gratuita
Grande São Paulo

(11) 5182-9000

Interior e Litoral de SP

0800 580 3199