Achei um rato na minha casa, o que devo fazer agora?

Categorias:

Uma mistura de pânico com nojo é o que costumam sentir as pessoas que descobrem que estão tendo uma visita inesperada: a de um rato. Muito adaptados às áreas urbanas, esses mamíferos além de causarem repulsa, podem transmitir diversas doenças.

É por isso que conviver com eles não é uma grande ideia. Além de eliminar o rato que você viu, é necessário ter a certeza de que não há outros em casa e ainda vedar todos os lugares pelos quais eles possam estar entrando.

Será que o rato está morando em minha casa?

A primeira coisa que você precisa se lembrar é a de que ele pode apenas estar passando pela sua casa, ou seja, ainda não fez ninho. Porém, se encontrar alimento e um local adequado, não vai demorar a ficar morando com você.

É por isso que o primeiro cuidado que deve ter é identificar qual alimento você está deixando disponível para ele. Louça suja, lixos destampados ou comida em cima do fogão são ótimos atrativos para quem está vagando pelas ruas e bueiros em busca de alimento. Evite o que possa chamar a atenção desses roedores.

Depois disso, é importante descobrir se os ratos estão vindo do esgoto ou se decidiram fazer ninho em sua casa. Os camundongos entram em armários, fogões, perto do motor da geladeira, picam papel e montam o seu lar. Verifique todos esses locais para tentar descobrir se são moradores fixos.

Já as ratazanas nadam bem e chegam pelo esgoto. Elas costumam se alimentar e voltar para o mesmo local de onde partiram. 

Encontrei o ninho, o que fazer?

Há muitas receitas caseiras, mas dificilmente você terá sucesso com elas. Lembre-se de que esses animais são inteligentes e não saem comendo qualquer coisa. Eles gostam de alimentos bons e nem se interessam por feijões crus, por exemplo.

Para combatê-los sem chamar uma equipe especializada, o melhor a ser feito é usar os venenos vendidos em mercado. Eles demoram alguns dias para fazer efeito e isso é bom. Assim, você consegue que todos os ratos presentes na casa comam o veneno, pois se um ou dois deles comerem e morrerem na hora, os outros nem chegarão perto e continuarão vivendo no lar. Assim, nunca use os venenos ilegais, como o chumbinho, por exemplo, que mata na hora, mas não extermina.

Coloque os saquinhos de veneno perto de cantos e em locais nos quais encontrar o coco. Quando notar que o saco foi mexido, ou seja, que eles comeram, coloque outro junto. A ideia é deixar o veneno em quantidade suficiente para ser ingerido por todos.

As ratoeiras só serão eficientes se em grande quantidade e se estiverem bem limpas. Afinal, o faro dos ratos é bom e se ele sentir o cheiro de outro animal morto, não chegará perto de nenhuma delas.

É preciso avaliar o local para acabar com os ratos

Embora o veneno de supermercado ajude, é preciso mais. Quem quer se ver realmente livre do problema deverá chamar uma empresa especializada, que identificará qual espécie é e usará os produtos necessários para eliminar os ratos.

Além disso, quando é uma ratazana, nem o gato mais ágil que você conhece conseguirá detê-la. Ela é grande e enfrenta, inclusive as pessoas. É preciso cuidado.

A Higitec tem profissionais qualificados que atuam com desratização. Possuímos variados tipos de venenos, que podem ser empregados para eliminar o invasor, nas mais diferentes áreas da sua casa. Conte conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em Contato
Central de Atendimento
24 horas
São Paulo

(11) 5171-9500

Demais Localidades

(11) 5171-9500