5 dicas de como desentupir calhas

Categorias:

A tarefa de retirar folhas, galhos e detritos pode não ser divertida, mas é crucial para a manutenção do lar, pois calhas entupidas podem causar danos caros ao telhado, parede, fundação ou paisagismo da casa. Existem maneiras de tornar esse trabalho mais fácil e, ao mesmo tempo, eficiente, reduzindo o estresse desse trabalho e eliminando o problema.

As calhas protegem a casa da água vinda da chuva, quando as calhas se enchem de folhas, gravetos e outros detritos, isso pode causar entupimentos que resultam em água rastejando sob o telhado e, eventualmente, na fundação. É por isso que é importante estar limpando suas calhas, no mínimo uma vez por ano. E esse trabalho deve ser feito com mais frequência se tiver árvores por perto e após uma grande tempestade.

Se for decidir fazer isso por conta própria, você deve se atentar para alguns detalhes:

  • Lembre-se que esse trabalho deve ser feito no telhado, então se possível, peça ajuda a outra pessoa para manter a escada firme e ligar a água.
  • Selecione uma escada de extensão robusta para alcançar a abertura superior em telhados altos.
  • Use luvas grossas de camurça para proteger as mãos e óculos de trabalho para proteger os olhos.
  • Se possível, limpe a escada e não pise no telhado.
  • Aguarde condições climáticas amenas para limpar as calhas.
  • Se você não tem experiência trabalhando em escadas ou não se sente confortável com alturas, contrate um serviço profissional de limpeza de calhas para fazer o trabalho.

Agora que você já sabe o que deve ser feito antes do processo de limpeza das calhas, vamos ao que interessa. Separamos algumas dicas para te auxiliar a colocar a mão na massa, ou melhor, na calha.

Confira:

1 -Utilizar máquinas de alta pressão de água.

Caso faça muito tempo desde a última vez que você limpou suas calhas, uma camada de sujeira e detritos pode ter se acumulado ao longo do tempo, antes procure soprar com o bico de pulverização fino da sua lavadora de alta pressão para entender melhor a quantidade de detritos impregnados na calha. Para calhas entupidas, em particular, não há recurso melhor do que uma lavadora de alta pressão, simplesmente é só apontar o bocal para baixo do orifício e enxágue o eixo até que a água possa correr livremente por ele.

2- Siga um cronograma de limpeza

As calhas geralmente precisam de limpeza duas vezes por ano. Uma vez antes das folhas caírem e uma vez depois. No entanto, o paisagismo ao redor da casa faz uma grande diferença e se sua casa é cercada por árvores pode precisar de calhas limpas quatro a seis vezes por ano, isso sem contar as temporadas de tempestade. Se você vive em local seco com muita poeira, talvez seja necessário limpar apenas uma vez por ano. Defina lembretes em seu telefone ou anote um lembrete em um calendário.

3- Limpeza com as mãos

Para limpar as calhas à mão, você precisará de uma escada, balde, espátula de jardim ou aquelas especiais para calhas, mais difíceis de encontrar, porém, elas existem. Aos poucos, retire as folhas e os detritos, colocando o que retirar no balde. Finalmente, lave a calha com água até ter certeza de que ambos estão funcionando corretamente. Relembrando, se as calhas estiverem entupidas e você não tiver uma lavadora de alta pressão, tente desobstruir a passagem com um kit de desentupidor, ou chame um profissional dedicado.

4- Invista em protetores

Proteções e tampas evitam que detritos entrem em calhas. Existem muitos designs diferentes no mercado, que evitam a obstrução por grandes detritos, como folhas e gravetos. Estes protetores podem ser facilmente encontrados na internet em marketplaces ou lojas especializadas.

5- Utilizar a energia hidráulica

Você pode explodir detritos enquanto estiver no telhado com uma lavadora de alta pressão. No entanto, use a lavadora de alta pressão em uma configuração baixa, para que as calhas não sejam danificadas. Verifique todas as ferragens da calha antes de começar para se certificar de que não há parafusos soltos que possam quebrar sob pressão.

Sobre a Higitec

A Higitec conta com serviços de desentupimento e dedetização disponíveis 24 horas, incluindo sábados, domingos e feriados, atendendo diversas cidades da Grande São Paulo. Entre em contato com a nossa equipe de atendimento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em contato conosco através do Whatsapp

!

Problemas ao acessar o Whatsapp?

Se você teve algum problema com o redirecionamento, não se preocupe. Inicie o chat no Whatsapp agora mesmo clicando no botão abaixo!

(Caso tenha funcionado corretamente, favor ignorar esta mensagem).

Iniciar chat via Whatsapp

Continuar navegando
Entre em Contato
Atendimento Imediato
24 horas
Visita Gratuita
Grande São Paulo

(11) 5182-9000

Interior e Litoral de SP

0800 580 3199