Pombos
Os pombos pertencem à família de aves columbiformes que inclui pombos, pombas, rolas e rolinhas.
Há cerca de 300 espécies destas famílias distribuídas em todos os continentes. Os columbídeos são aves de pequeno e médio porte, com pescoço, bico e patas curtas, que se alimentam de sementes e frutos. Vivem em média até aos 15 anos e podem atingir em vôo, velocidades até 80 km/h, podendo voar em distâncias até 315 km sem se cansarem. Possuem o melhor sentido de orientação de todas as aves e, também de todo o reino-animal, podendo localizar os seus ninhos a mais de 1000 km de distância. Conseguem também detectar sons a distâncias a que nenhum outro animal consegue
Os pombos e pombas são considerados como símbolos de paz e harmonia, sendo dessa forma alimentados por milhares de pessoas que não tem conhecimento das inúmeras doenças ocasionadas por eles.
Suas fezes podem conter fungos e outros microrganismos causadores de doenças graves como a criptococose, psitacose e salmonelose. Desta forma, as fezes devem ser umedecidas antes de serem retiradas, para evitar a inalação de esporos de fungos e outras formas causadoras de doenças. Outros organismos, tais como, piolhos, ácaros e pulgas também podem afetar o ser humano caso esse esteja próximo a seus ninhos. Armazéns de alimentos humanos ou de animais também podem ser contaminados, especialmente silos que armazenam grãos e sementes. Suas fezes também sujam e destroem o patrimônio, pois são ácidas e deterioram materiais. Seus ninhos entopem calhas e quando ocorrem próximo a aeroportos podem ocasionar acidentes à aviação.