Escorpiões

O escorpião, também conhecido por lacrau ou alacrau, é um animal invertebrado artrópode que pertence à ordem Scorpiones estando enquadrado na classe dos aracnídeos. Segundo pesquisas, foram eles os primeiros artrópodes a conquistar o ambiente terrestre.

Atualmente são conhecidas cerca de 1.600 espécies e subespécies distribuídas em 116 gêneros diferentes em todo o mundo com exceção da Antártida.

No Brasil existem cerca de 140 espécies, sendo as mais importantes em Saúde Pública pertencem ao gênero Tityus, destacando-se as espécies Tityus serrulatus (escorpião amarelo) e Tityus bahiensis (escorpião preto).

O veneno de escorpiões do tipo Tityus serrulatus, que parece ser o veneno mais tóxico de todos os escorpiões da América do Sul, age sobre o sistema nervoso periférico dos humanos, causando dor, pontadas, aumentando a pulsação cardíaca e diminuindo a temperatura corporal.

O escorpião do tipo Tityus bahiensis é o responsável pelo maior número de casos de acidentes em áreas rurais. O seu veneno é neurotóxico, age sobre o sistema nervoso, mais precisamente no bulbo, muitas vezes letal, causa paralisia respiratória.

O tratamento em ambos os casos, consiste na aplicação de um anestésico (lidocaína a 2%) no local da ferroada e soro antiescorpiônico (obtido de escorpiões vivos). O tratamento deve ser hospitalar, de preferência com a apresentação do escorpião para facilitar o diagnóstico e o tratamento.

Entre em contato conosco através do Whatsapp

!

Problemas ao acessar o Whatsapp?

Se você teve algum problema com o redirecionamento, não se preocupe. Inicie o chat no Whatsapp agora mesmo clicando no botão abaixo!

(Caso tenha funcionado corretamente, favor ignorar esta mensagem).

Iniciar chat via Whatsapp

Continuar navegando
Entre em Contato
Atendimento Imediato
24 horas
Visita Gratuita
Grande São Paulo

(11) 5182-9000

Interior e Litoral de SP

0800 580 3199