POSSO USAR SODA CÁUSTICA PARA DESOBSTRUIR ENCANAMENTOS?

Categorias:

Se você pesquisar no Google formas caseiras de desentupir uma tubulação, certamente irá encontrar algum site ou artigo recomendando o uso da soda cáustica — talvez você esteja lendo esse artigo justamente por ter feito isso, inclusive.

O motivo dessa “obsessão” com a soda cáustica é o fato de que ela é não apenas poderosa, sendo um conhecido agente corrosivo, mas também antiga; trata-se de uma daquelas soluções tradicionais, que é passada de geração para geração, de forma que o fascínio pela mesma não diminui com o passar do tempo.

Porém, nos dias de hoje, em que somos capazes de nos informar um pouco melhor, vale reservar alguns minutos para verificar a veracidade e a eficácia das chamadas “soluções tradicionais”; será que a soda cáustica realmente funciona para desentupir encanamentos ou será que isso não passa de mito? Vamos descobrir!

 

SODA CÁUSTICA DESENTOPE ENCANAMENTOS?

Vamos por partes.

A soda cáustica é realmente capaz de desentupir um encanamento?

Sim, ela é; como dito anteriormente, ela é uma substância altamente corrosiva, de forma que ela consegue, na maior parte dos casos, corroer aquilo que está causando a obstrução encanamento em questão.

Isso, contudo, não quer dizer que ela é a melhor opção para desobstruir um encanamento; há, inclusive, uma série de razões que mostram justamente o contrário; essa substância NÃO deve ser usada para desobstruir um encanamento, apesar de ser plenamente capaz de fazê-lo.

Primeiro, há o fato de que ela é eficaz apenas contra matéria orgânica; contra itens mais duros a sua eficiência não será a mesma.

Segundo, temos a questão da saúde; é perigoso manusear soda cáustica. Por ser uma substância com alto poder de corrosão, o mais leve contato com a pele pode gerar queimaduras químicas graves — isso é especialmente relevante a medida que as pessoas costumam combinar soda cáustica à água quente, o que aumenta exponencialmente a capacidade de reação da soda, fazendo com que ela borbulhe mais rapidamente.

Fora isso, ainda na questão da saúde, há o perigo dos vapores; os vapores liberados pela soda cáustica são nocivos à saúde, devendo ser evitados a qualquer custo.

Por fim, há também o risco para o encanamento em si.

Sem dúvida, apesar da soda cáustica não ser capaz de corroer o cano, ela pode amolecê-lo e, com isso, danificá-lo, em especial se estivermos falando de encanamentos de PVC — se você combinar a soda cáustica à água quente, então, o problema é ainda pior, haja vista que essa mistura pode gerar uma reação que é capaz de esquentar os canos a mais de 100ºC.

 

SEU ENCANAMENTO ESTÁ OBSTRUÍDO? BUSQUE AUXÍLIO PROFISSIONAL!

Conforme visto, não é porque uma solução funciona que ela deve, necessariamente, ser adotada.

Se a obstrução do seu encanamento não pode ser resolvida com medidas simples, como por meio do uso de um desentupidor, também, o melhor que você pode fazer é não inventar e buscar auxílio de um profissional, como a Higitec, por exemplo, que há décadas atua nesse setor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em contato conosco através do Whatsapp

!

Problemas ao acessar o Whatsapp?

Se você teve algum problema com o redirecionamento, não se preocupe. Inicie o chat no Whatsapp agora mesmo clicando no botão abaixo!

(Caso tenha funcionado corretamente, favor ignorar esta mensagem).

Iniciar chat via Whatsapp

Continuar navegando
Entre em Contato
Atendimento Imediato
24 horas
Visita Gratuita
Grande São Paulo

(11) 5182-9000

Interior e Litoral de SP

0800 580 3199