POSSO USAR SODA CÁUSTICA PARA DESOBSTRUIR ENCANAMENTOS?

Categorias:

Se você pesquisar no Google formas caseiras de desentupir uma tubulação, certamente irá encontrar algum site ou artigo recomendando o uso da soda cáustica — talvez você esteja lendo esse artigo justamente por ter feito isso, inclusive.

O motivo dessa “obsessão” com a soda cáustica é o fato de que ela é não apenas poderosa, sendo um conhecido agente corrosivo, mas também antiga; trata-se de uma daquelas soluções tradicionais, que é passada de geração para geração, de forma que o fascínio pela mesma não diminui com o passar do tempo.

Porém, nos dias de hoje, em que somos capazes de nos informar um pouco melhor, vale reservar alguns minutos para verificar a veracidade e a eficácia das chamadas “soluções tradicionais”; será que a soda cáustica realmente funciona para desentupir encanamentos ou será que isso não passa de mito? Vamos descobrir!

 

SODA CÁUSTICA DESENTOPE ENCANAMENTOS?

Vamos por partes.

A soda cáustica é realmente capaz de desentupir um encanamento?

Sim, ela é; como dito anteriormente, ela é uma substância altamente corrosiva, de forma que ela consegue, na maior parte dos casos, corroer aquilo que está causando a obstrução encanamento em questão.

Isso, contudo, não quer dizer que ela é a melhor opção para desobstruir um encanamento; há, inclusive, uma série de razões que mostram justamente o contrário; essa substância NÃO deve ser usada para desobstruir um encanamento, apesar de ser plenamente capaz de fazê-lo.

Primeiro, há o fato de que ela é eficaz apenas contra matéria orgânica; contra itens mais duros a sua eficiência não será a mesma.

Segundo, temos a questão da saúde; é perigoso manusear soda cáustica. Por ser uma substância com alto poder de corrosão, o mais leve contato com a pele pode gerar queimaduras químicas graves — isso é especialmente relevante a medida que as pessoas costumam combinar soda cáustica à água quente, o que aumenta exponencialmente a capacidade de reação da soda, fazendo com que ela borbulhe mais rapidamente.

Fora isso, ainda na questão da saúde, há o perigo dos vapores; os vapores liberados pela soda cáustica são nocivos à saúde, devendo ser evitados a qualquer custo.

Por fim, há também o risco para o encanamento em si.

Sem dúvida, apesar da soda cáustica não ser capaz de corroer o cano, ela pode amolecê-lo e, com isso, danificá-lo, em especial se estivermos falando de encanamentos de PVC — se você combinar a soda cáustica à água quente, então, o problema é ainda pior, haja vista que essa mistura pode gerar uma reação que é capaz de esquentar os canos a mais de 100ºC.

 

SEU ENCANAMENTO ESTÁ OBSTRUÍDO? BUSQUE AUXÍLIO PROFISSIONAL!

Conforme visto, não é porque uma solução funciona que ela deve, necessariamente, ser adotada.

Se a obstrução do seu encanamento não pode ser resolvida com medidas simples, como por meio do uso de um desentupidor, também, o melhor que você pode fazer é não inventar e buscar auxílio de um profissional, como a Higitec, por exemplo, que há décadas atua nesse setor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em Contato
Central de Atendimento
24 horas
São Paulo

(11) 5182-9000

Demais Localidades

0800 580 3199