Pulgas

As pulgas são parasitas externos que pertencem a ordem Sephonaptera e se alimentam do sangue de mamíferos e aves. Medem geralmente menos de 5 milímetros de comprimento e suas partes bucais são adaptadas para cortar a pele e sugar o sangue do hospedeiro. Não têm asas, mas possuem pernas extremamente fortes, que as possibilita pular a uma distancia de um metro.

O ciclo de vida das pulgas resume-se em: fase de ovo, larva, pupa e adulto e se completa em aproximadamente 30 dias dependendo das condições. Somente no estagio adulto as pulgas torna-se hematófago, ou seja, se alimentam de sangue. Seus ovos e pupas são “impermeáveis” a inseticidas, sendo assim, o controle desta praga deve ser feito tanto através de medidas preventivas quanto curativas.

As pulgas não causam somente desconforto ao homem e seus animais domésticos, mas também transmitem diversas doenças graves como, tife, peste bubônica, dermatites alérgicas, viroses, vermes e tularemia e salmonelose.

As principais espécies são: Pulga do Homem (Pulex irritans), Pulga do Rato (Xenopsylla cheopis), Pulga do Gato (Ctenocephalides felis felis), e Pulga do Cão (Ctenocephalides canis).

Pulga do homem (Pulex irritans)

A pulga do homem (Pulex irritans) recebe esse “nome” pois vive em domicilio humano. Ela também ataca outros hospedeiros, como cães, gatos e porcos. Raramente é encontrada no rato. Sua ocorrência é maior em casas muito velhas.

Pulga do gato (Ctenocephalides felis felis)

A pulga do gato, (Ctenocephalides felis felis), serve como hospedeiro de um parasita intestinal que é transmitido ao animal quando este ingere uma pulga que contém o cisto do verme. Ela ataca também vários hospedeiros, tais como, o homem, o rato, o gato e o cão, e é capaz de transmitir diversas doenças ao homem alem de alergia. É mais comum nos climas quentes.

Pulga do cão (Ctenocephalides canis)

Assim como a Pulga do Gato, a Pulga do Cão (Ctenocephalides canis) serve como hospedeiro de um parasita intestinal que é transmitido ao animal quando este ingere uma pulga que contém o cisto do verme. Em oposição ao próprio nome, essa espécie de pulga não é muito encontrada em cães que em geral possuem a pulga do gato, (Ctenocephalides felis felis). A Pulga do Cão ataca também outros hospedeiros como, o homem, o rato e o gato.

Pulga do rato (Xenopsylla cheopis)

A pulga do rato (Xenopsylla cheopis), é uma espécie cosmopolita e brasiliensis. É a principal responsável pela transmissão da peste bubônica ou peste negra pela picada e transmissão do tifu miruno (doença infecciosa aguda) por meio das fezes. O hospedeiro mais comum para esta espécie de pulga é o rato, principalmente as ratazanas, ou rato de esgoto, o rato de telhado, ou rato preto, e o camundongo. No Estado de São Paulo a espécie Xenopsylla brasiliensis, que também é uma espécie de pulga do rato é mais comumente encontrada que Xenopsylla cheopis.

Métodos de Prevenção
  • Cuide bem da higiene dos cães e gatos, mantendo sempre limpo seus locais de repouso,
  • Em caso de pisos de tacos ou tábuas, devem ser calafetados e encerados, pois a cera tem efeito desalojante,
  • Lave periodicamente os tapetes e capachos,
  • Limpar a casa pelo menos uma vez por semana, com o auxílio de um aspirador de pó. Desta maneira evita-se o acúmulo de poeiras nos tapetes, tacos e outros ambientes.
  • Realizar a limpeza periódica de quintais e jardins para evitar ambientes úmidos e adequados para o desenvolvimento das larvas.

Entre em contato conosco através do Whatsapp

!

Problemas ao acessar o Whatsapp?

Se você teve algum problema com o redirecionamento, não se preocupe. Inicie o chat no Whatsapp agora mesmo clicando no botão abaixo!

(Caso tenha funcionado corretamente, favor ignorar esta mensagem).

Iniciar chat via Whatsapp

Continuar navegando
Entre em Contato
Atendimento Imediato
24 horas
Visita Gratuita
Grande São Paulo

(11) 5182-9000

Interior e Litoral de SP

0800 580 3199