Volume morto do Sistema Cantareira pode trazer poluentes

Categorias:

Volume morto poluídoQue os rios, represas e reservas de águas brasileiras sofrem com a poluição e o descarte incorreto de sujeiras e lixo, todos já sabem. Em São Paulo, o rio Tietê, por exemplo, é a síntese dessa imagem de rio poluído e judiado pelo descaso das autoridades e da população.

Agora, com a visível escassez de água que, justamente, acontece na capital paulista e arredores, traz, mais uma vez, a questão da poluição a tona.

Isso porque, em vias de ver o volume de água do Sistema Cantareira chegar ao nível zero – atualmente, está em 12,1% – o Governo de São Paulo já dá como certa a necessidade de aproveitar o chamado “volume morto” do reservatório, que contém a água encontrada no fundo das represas. O ônus desse processo é que, ao cogitar retirar essa água dos fundos das represas, aparecem poluentes depositados lá, ao longo dos anos, e que não são tratadas por sistemas convencionais, para o abastecimento.

A partir daí, quando se precisa usar um volume de água que não está preparado para o consumo da população, é preciso uma análise criteriosa e um tratamento adequado para que ela atenda aos padrões de qualidade exigidos.

Pesquisadores apontam que essa é uma tendência já esperada, uma vez que a medida que o nível dos reservatórios baixa, mais fácil fica de encontrar concentração de poluentes, neles, o que requer maior cuidado e atenção para o seu uso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em contato conosco através do Whatsapp

!

Problemas ao acessar o Whatsapp?

Se você teve algum problema com o redirecionamento, não se preocupe. Inicie o chat no Whatsapp agora mesmo clicando no botão abaixo!

(Caso tenha funcionado corretamente, favor ignorar esta mensagem).

Iniciar chat via Whatsapp

Continuar navegando
Entre em Contato
Atendimento Imediato
24 horas
Visita Gratuita
Grande São Paulo

(11) 5182-9000

Interior e Litoral de SP

0800 580 3199