São Paulo tem queda de casos, mas dengue ainda não está controlada

Categorias:

O último levantamento divulgado pela Prefeitura Municipal de São Paulo mostra que houve uma queda no número de casos da dengue. Os registros apontam 57.794 casos até a 18ª semana epidemiológica (encerrada no dia 9 de maio).

Na última semana foram registrados 2.122 novos casos, contra 3.931 na anterior, uma queda de 46%. O maior número de casos na capital paulista foi na 14ª semana, onde foram registradas 8.127 ocorrências. O auge de casos, ano passado se deu na 16ª semana, onde foram registrados 4.160.

Segundo o secretário adjunto municipal da saúde, Paulo Puccini, apesar da diminuição de casos os cuidados com a doença devem permanecer.

O número de casos é considerado epidêmico segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é considerado epidemia quando os casos passam de 300 a cada 100 mil habitantes.

No ano de 2014 foram registrados um total de 29.011 casos e 14 mortes. Em 2015 já foram 13 mortes confirmadas, outras 24 estão em investigação e 26 foram descartadas. A Zona Norte da cidade é onde se concentra a maioria dos casos 37,3%, o bairro da Brasilândia foi onde mais houveram registros (um total de 6.495).

A primeira morte foi registrada em janeiro, uma mulher de 84 anos que morava na Brasilândia e era hipertensa. A segunda vítima faleceu no mês de março, no Jardim Ângela, um menino de 11 anos que sofria de aplasia medular e anemia. Também em março morreu um homem de 52 anos, morador de Vila Medeiros que era hipertenso e fumante. No mesmo mês, no bairro de Lajeado, uma jovem de 27 anos que não tinha doença preexistente.

Ainda em março, o quinto óbito foi uma idosa de 92 anos que vivia no Jaraguá. A última vitima no mês de março foi uma mulher de 41 anos, morava no Grajaú e não tinha doença preexistente. O mês de abril também algumas vítimas, entre elas um idoso de 79 anos que tinha hipotireoidismo e insuficiência renal crônica, morava no Itaim Paulista.

O oitavo óbito, no mesmo mês, uma mulher de 55 anos que era hipertensa, morava no Rio Pequeno. A nona morte aconteceu na Cidade Líder, uma jovem de 25 anos, também fora do grupo de risco, sobre essa caso o secretário-adjunto disse que a vítima demorou para procurar ajuda.

Também em abril, no Rio Pequeno, morreu um idoso de 69 anos que era fumante e sofria de doença cérebro vascular. A décima primeira vítima era de Pirituba, um homem de 56 anos, ele tinha hepatite C. Depois uma mulher de 32 anos, na Brasilândia, ela não tinha outra doença prévia. A última das 13 vítimas foi uma mulher de 64 anos, morava em Cangaíba, ela havia sofrido um derrame cerebral e tinha crises convulsivas, também veio a óbito em abril.

Todo o cuidado é pouco no combate contra o mosquito da dengue. Faça a sua parte!

Artigos relacionados:

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em contato conosco através do Whatsapp

!

Problemas ao acessar o Whatsapp?

Se você teve algum problema com o redirecionamento, não se preocupe. Inicie o chat no Whatsapp agora mesmo clicando no botão abaixo!

(Caso tenha funcionado corretamente, favor ignorar esta mensagem).

Iniciar chat via Whatsapp

Continuar navegando
Entre em Contato
Atendimento Imediato
24 horas
Visita Gratuita
Grande São Paulo

(11) 5182-9000

Interior e Litoral de SP

0800 580 3199