Reaproveitamento de água da chuva: Cuidados

Categorias:

Reaproveitar a água da chuva pode parecer algo muito simples, mas para garantir o funcionamento do sistema e assegurar a qualidade dos volumes coletados é preciso respeitar alguns requisitos mínimos.

Segundo Luciano Zanella, pesquisador do Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo (IPT), o telhado ou a laje da cobertura da edificação são as áreas de captação, enquanto a água do piso não é recomendada.

Tubos e calhas servem como conduítes para água até o reservatório, mas é preciso pensar em sistemas de tratamento cujo a complexibilidade depende do uso pretendido.

Dependendo do caso, pode-se distribuir a água para fins não potáveis, como é o caso de bacias sanitárias por exemplo. Em edificações já construídas, é indicado optar por sistemas mais simples afim de evitar custos altos em novas instalações hidráulicas.
Existem dois aspectos importantes: o espaço disponível para instalação do reservatório, assim como saber se a base que o sustentara pode aguenta-lo cheio. “A carga extra de um reservatório cheio de água pode não ser suportada por alguns tipos de construção”, ressalta Zanella.

Para pensar no tamanho do reservatório, além de saber qual o fim da água tratada tem que ser levado em conta quantas pessoas irão usar. Os pesquisadores do IPT alertam a importância de desprezar as primeiras chuvas, pois, elas levarão os poluentes no ar e arrastarão as sujeiras acumuladas na área de captação. As recomendações técnicas supõem descarte de um a dois litros de água da primeira chuva para cada metro quadrado da área de captação. Ou seja, se a cobertura tem 20 metros quadrados, é necessário desconsiderar um volume de 20 e 40 litros.

Outro fator importante é a remoção dos sólidos, como, areia, folhas e galhos. Além disso é recomendada a desinfecção com compostos de cloro, segundo o pesquisador Wolner Castilho Alves.

Para elaboração do projeto de tratamento assim como as etapas de construção/instalação é indicado trabalho profissional e especializado para evitar falhas ou má instalação do sistema.

Para melhor qualidade do armazenamento é recomendado manter o reservatório fechado, assim se evita mosquitos ou ratos entre em contato poluindo a água tratada. É aconselhável também manter o reservatório protegido do sol e fora do alcance de crianças afim de evitar acidentes. As utilizações mais comuns para este tipo de água são: lavagem de quintal, carro, regar plantação ou jardim, descargas de bacias sanitárias. Caso o abastecimento comum falhe e os procedimentos e cuidados sejam mantidos na captação dessa água ela pode eventualmente ser usada também para banho, lavar roupa e louça.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em contato conosco através do Whatsapp

!

Problemas ao acessar o Whatsapp?

Se você teve algum problema com o redirecionamento, não se preocupe. Inicie o chat no Whatsapp agora mesmo clicando no botão abaixo!

(Caso tenha funcionado corretamente, favor ignorar esta mensagem).

Iniciar chat via Whatsapp

Continuar navegando
Entre em Contato
Atendimento Imediato
24 horas
Visita Gratuita
Grande São Paulo

(11) 5182-9000

Interior e Litoral de SP

0800 580 3199