Quais madeiras os cupins não comem?

Categorias:

Você já deve ter lido ou ouvido por ai que os cupins não gostam de madeiras amargas ou muito duras, como a peroba. O que acontece, na verdade, é que alguns materiais são mais resistentes a esse ataque, o que faz com que, caso existam várias opções disponíveis, o ataque comece pelo modelo que tenha melhor acesso e consumo mais fácil. Portanto, entre uma peroba e um pinho, a chance do pinho ser atacado primeiro é muito grande.
Para que você fique atento a essa praga e evite ataques, nós da Higitec, separamos algumas medidas de segurança que devem ser tomadas:

  • Escolher espécies de madeiras apresentem boa resistência natural ao ataque de cupins; ou que apresentem boa permeabilidade aos líquidos preservativos;
  • Tomar medidas de prevenção para que o ataque seja reduzido ao mínimo possível.

Outras medidas

  1. Instale telas de proteção nas janelas de sua casa para evitar que os insetos entrem. No período de reprodução os cupins voam em busca de um ambiente com temperatura e umidade ideais para formarem um ninho. Também é comum que nos dias de chuva, não apenas os cupins, mas muitos outros insetos fiquem agitados e voando. Se encontrarem brechas, logo entrarão.
  2. Procure usar madeiras tratadas ou naturalmente resistentes como ipê, maçaranduba, peroba, jacarandá e aroeira, entre outras.
  3. Use tintas e vernizes na parte externa dos móveis e molduras de quadros para tapar as brechas que possam servir de entrada para os cupins.
  4. Inspecione seus móveis, portas e janelas de madeira periodicamente e note se há algum sinal de presença de cupins. Lembre-se que eles podem ser muito sutis. É preciso ter bastante atenção.
  5. Evite guardar livros em estantes de madeira, opte pelas de metal, pois os cupins poderão se alojar entre o amontoado de livros sem que você perceba, e danificar ambos: estante e livros.
  6. Não acumule caixotes, nem outros objetos de madeira na sua casa, principalmente em lugares úmidos. Livre-se deles. É importante saber que árvores e raízes de árvores cortadas também podem servir de alimento e moradia para os cupins.
  7. Contrate uma empresa especializada para dedetizar a sua casa. Em geral, esses procedimentos são eficazes não só no combate, mas principalmente na prevenção dos cupins por um bom período.
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em contato conosco através do Whatsapp

!

Problemas ao acessar o Whatsapp?

Se você teve algum problema com o redirecionamento, não se preocupe. Inicie o chat no Whatsapp agora mesmo clicando no botão abaixo!

(Caso tenha funcionado corretamente, favor ignorar esta mensagem).

Iniciar chat via Whatsapp

Continuar navegando
Entre em Contato
Atendimento Imediato
24 horas
Visita Gratuita
Grande São Paulo

(11) 5182-9000

Interior e Litoral de SP

0800 580 3199