O que é desratização?

Categorias:

Os ratos são os roedores da família Muridae e tem alta incidência em ambientes urbanos. São conhecidos pelos riscos que podem oferecer à saúde, já que são portadores de diversas doenças transmissíveis, entre elas a leptosoirose e hantavírus.

Quando ocorre uma infestação desses roedores, surge a seguinte dúvida: Como eliminar os ratos do local? A descratização é um dos meios para o controle dessa praga e a Higitec é a melhor opção para esse procedimento.

Esse combate aos roedores infestantes possui dois grupos de métodos: mecânicos ou físicos e químicos ou raticidas.

Os métodos mecânicos ou físicos consistem nas famosas armadilhas como as ratoeiras “quebra costas” ou gaiola, mas a mais eficaz é a quebra costas. O segredo dessas armadilhas está, também, na isca escolhida, que deve variar conforme a espécie.

Dá uma olhada nas iscas recomendadas para cada tipo de rato:

  • Ratazana (Rattus norvegicus) e ratos de telhado (Rattus rattus): Pedaços de bacon, toucinho, peixe ou salsicha
  • Camundongos (Mus musculus): Pedaços de pão com pasta de amendoim.

Vale lembrar que os camundongos na verdade não são ratos. Eles diferem por serem do gênero Mus e você pode reconhecê-los pelo comprimento da cauda igual ou pouco maior do que a soma do comprimento da cabeça mais o corpo além das formas afiladas.

Em grandes infestações de ratos de telhado ou até mesmo os de esgoto, deve-se buscar outro método para combatê-los já que eles costumam ser mais desconfiados para cair nessa armadilha da isca tão facilmente.

Outro processo físico contra roedores são as placas de cola e os aparelhos de ultrassom. As placas de cola devem ser colocadas no caminho onde os roedores costumam passar para que eles fiquem grudados nela. Já os aparelhos de ultrassom têm sido menos utilizados. Sua estratégia consiste na emissão de sons de frequências altas e que nós não podemos ouvir. Elas deveriam provocar a evasão dos roedores, mas isso não ocorre com tanta eficácia devido à alta capacidade de acomodação auditiva dos mesmos.

Os métodos químicos são feitos a partir de drogas tóxicas desenvolvidas para causar a morte dos roedores e devem ser manuseadas com bastante cuidado, da mesma forma que os inseticidas ou alguns produtos de limpeza.

É claro que também são muito recomendadas as medidas preventivas. Entre elas o controle do ambiente, visando melhorar as condições sanitárias e procedendo da forma correta com o lixo, resíduos alimentares, armazenamento inadequado e terrenos baldios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em contato conosco através do Whatsapp

!

Problemas ao acessar o Whatsapp?

Se você teve algum problema com o redirecionamento, não se preocupe. Inicie o chat no Whatsapp agora mesmo clicando no botão abaixo!

(Caso tenha funcionado corretamente, favor ignorar esta mensagem).

Iniciar chat via Whatsapp

Continuar navegando
Entre em Contato
Atendimento Imediato
24 horas
Visita Gratuita
Grande São Paulo

(11) 5182-9000

Interior e Litoral de SP

0800 580 3199