Governo de SP pretende usar água de outros rios, para abastecer o estado

Categorias:

Governo de SP pretende usar água de outros rios, para abastecer o estadoO Governo do Estado de São Paulo tomará uma medida considerada de emergência, para suprir a demanda de consumo de água da capital e Grande São Paulo, que tem sido prejudicada pelas constantes quedas no nível do Sistema Cantareira, maior reservatório de água do estado. Segundo o Governo do Estado, uma transposição de águas do rio Paraíba do Sul, para o Sistema Cantareira, está em vias de acontecer.

No dia 18 de março (terça-feira), o governador do Estado, Geraldo Alckmin (PSDB), foi até Brasília, tratar do assunto. Alckmin foi pedir autorização para captar águas originárias da bacia do rio federal. A expectativa geral é de que a Agência Nacional de Águas (ANA) autorize a ideia, que ajudaria a aumentar os níveis gerais do Sistema e, consequentemente, combateria a possibilidade de racionamento e falta de água na capital paulista e em algumas cidades da Grande São Paulo.

Pelo plano proposto pelo governo paulista, o Estado utilizaria as águas do rio, apenas, quando os níveis do reservatório registrassem número inferior a 35% (o que já acontece, atualmente). Para evitar qualquer desfalque na bacia federal e prejudicar os municípios que dele dependem, o governo paulista se compromete, também, a só utilizar o excesso de água que o rio Paraíba tiver. Hoje, essa reserva subutilizada vai para a geração de energia.

Assim como no rio Paraíba, o processo de capitalização de águas, para o Sistema Cantareira, também visa transpor recursos da represa Jaguati, localizada na cidade de Igaratá, que fica na microrregião de São José dos Campos, através de uma estação elevatória, que atenda o Cantareira.

Críticos da medida (em sua maioria, técnicos das cidades abastecidas pelo rio) afirmam que esse processo pode reduzir o número de água destinada para o Rio de Janeiro, bem como, para as cidades do Vale do Paraíba, que também recebem água da bacia.

A chuvas que caem sobre a cidade de São Paulo aumentaram, nos últimos dias, mas, ainda, não foram suficientes para aumentar o nível do Sistema Cantareira. Ontem, o Sistema registrou nível de 14,7%. Número que baixou em 0,20% o nível registrado na última terça-feira, dia 18, que era de 14,9%. O Sistema Cantareira abastece, atualmente, 8,8 milhões de pessoas, na Grande São Paulo.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em contato conosco através do Whatsapp

!

Problemas ao acessar o Whatsapp?

Se você teve algum problema com o redirecionamento, não se preocupe. Inicie o chat no Whatsapp agora mesmo clicando no botão abaixo!

(Caso tenha funcionado corretamente, favor ignorar esta mensagem).

Iniciar chat via Whatsapp

Continuar navegando
Entre em Contato
Atendimento Imediato
24 horas
Visita Gratuita
Grande São Paulo

(11) 5182-9000

Interior e Litoral de SP

0800 580 3199