Febre amarela: devo me preocupar?

Categorias:

Como detectar vazamentos de água na sua casa

O governo voltou a alertar sobre a importância de tomar a vacina de febre amarela, devido dois macacos terem sido mortos com suspeita da doença. O caso ocorreu em São Paulo, mas outras regiões do país também alertaram sobre os perigos da patologia.

Dúvidas: febre amarela

A febre amarela pode ser transmitida por um mosquito transmissor. A patologia atinge humanos ou um macaco, sendo assim, o inseto pica e passa o micro-organismos para uma outra pessoa e assim desenvolve a doença. No entanto, o macaco não transmite a doença para humanos, o que é uma das principais dúvidas da população.
O mosquito vetor da febre amarela silvestre no Brasil é o Haemagogus, na versão urbana da doença é chamado de Aedes Aegupti. Uma das formas de transmissão da doença é quando um macaco infectado é picado pelo mosquito Haemagogus, em seguida o mosquito pica uma pessoa, que contrai a doença.

Sintomas da Febre Amarela

A patologia tem como sintomas dores de cabeça, febre, náuseas e vômito, perda de apetite, dores musculares, olhos amarelados, sangramento da boca, nariz, olhos e no estômago. A febre afeta as costas, órgãos como o fígado, rins e dores abdominais.

Quem pode tomar a vacina da Febre Amarela?

A vacina para prevenir a Febre Amarela é recomendada a partir de seis meses de idade. A aplicação tem 95% de eficiência e começa a agir após dez dias da primeira aplicação. Recomenda-se que pessoas com mais de cinco anos recebam a vacinação e os idosos necessitam de consulta médica, antes de receber a vacina.
Como precaução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomenda que pacientes com lúpus, câncer, HIV , por conta da baixa imunidade, além disso, mulheres grávidas e alérgicos a gelatina e ovo não devem receber a imunização.

Higienização: dicas para prevenir a febre amarela

Devido aos insetos serem os causadores da doença é recomendado investir na higienização do ambiente, principalmente, se a residência ou estabelecimento estiver localizado na zona rural. Assim evita-se a presença de ovos de insetos, sujeiras e demais bactérias.
A Higitec realiza o serviço de higienização e descupinização dos espaços, por meio de profissionais capacitados e dispostos a evitar casos de febre amarela.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em Contato
Central de Atendimento
24 horas
São Paulo

(11) 5090-7000

Demais Localidades

0300-777-9000