Descartar o óleo de cozinha, corretamente, evita entupimentos e ajuda a natureza

Categorias:

Descartar o óleo de cozinha, corretamente, evita entupimentos e ajuda a natureza

Conhecido de muitas pessoas, o alerta sobre o descarte correto do óleo de cozinha costuma provocar algumas opiniões controversas, por propor rompimento com certos hábitos alimentares que mantemos.

Alguns estudos foram realizados, com o intuito de estabelecerem leis sobre a coleta de óleo comestível, e alguns pesquisadores defendem a ideia de que é preciso mudar alguns hábitos, culturalmente estabelecidos, para ajudar nesse caso. Mudar hábitos alimentares pode ajudar a reduzir a poluição causada pelo descarte inadequado do óleo. Isso passa pela aquisição de uma “consciência ambiental à mesa”, sobre os cuidados que devem ser tomados na utilização do óleo, como os referentes ao seu aquecimento, a evitar frituras, etc…

A verdade é que o óleo de cozinha que vai para o ralo pode, como já alertado, tantas vezes, entupir a tubulação de esgoto nas residências e da rede pública, causando a conseqüente poluição de rios, lagos, oceanos e a morte de milhares de peixes. E isso não se aplica, apenas, às grandes quantidades de óleo, armazenadas em vidros e potes. Aquele pequeno resto que fica acumulado na panela e na frigideira, e que acaba sendo escoado junto com a água, no momento da lavagem, também pode prejudicar os canos e o meio ambiente. Mas é verdade, também, que esse mesmo óleo pode virar biodiesel, detergente, ração animal e, até, sabão, ajudando a gerar empregos e renda para diversas famílias, além de preservar os mananciais de água e garantir a vida do planeta.

Sendo assim, o que se percebe, aqui, é que tentar interferir nos hábitos alimentares pessoais das pessoas pode, ao invés de alertá-las sobre os problemas do descarte incorreto, provocar sentimento de revolta e/ou desdém, justamente, pela tentativa de “doutrinação”. Nessas horas, vale mais contar com o bom senso e mostrar os caminhos mais simples para evitar que o óleo de cozinha seja mau descartado.

Armazene-o em garrafas do tipo PET ou em potes de vidro e procure postos de coleta, espalhados pela sua cidade. Algumas ONGs e institutos ajudam nessa coleta e disponibilizam a lista dos postos oficiais, onde a coleta é realizada.

Muito mais simples e sem polêmicas desnecessárias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em contato conosco através do Whatsapp

!

Problemas ao acessar o Whatsapp?

Se você teve algum problema com o redirecionamento, não se preocupe. Inicie o chat no Whatsapp agora mesmo clicando no botão abaixo!

(Caso tenha funcionado corretamente, favor ignorar esta mensagem).

Iniciar chat via Whatsapp

Continuar navegando
Entre em Contato
Atendimento Imediato
24 horas
Visita Gratuita
Grande São Paulo

(11) 5182-9000

Interior e Litoral de SP

0800 580 3199